Itapeva: Secretaria de Desenvolvimento e Senai iniciam nova jornada de qualificação profissional

Na segunda-feira , dia 14 de junho, novas turmas iniciaram cursos de qualificação profissional, numa parceria entre a Prefeitura de Itapeva, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP). Os cursos são gratuitos das áreas de vestuário e construção civil e atendem prioritariamente a pessoas desempregadas em busca de oportunidades de trabalho.

Alunas do curso de modelistas

Com duração de 160 horas cada, os cursos oferecidos na área de vestuário (costureiro de máquina reta e overloque; e modelista de roupas) serão realizados no prédio da Secretaria, que cedeu os espaços. Já os cursos da área de construção civil (pintor de obras; pedreiro assentador; pedreiro revestidor e eletricista instalador) serão realizados no mesmo prédio, porém com atividades práticas nos canteiros de obras da Prefeitura Municipal. No total estão inscritos 350 alunos. Interessados podem se inscrever na própria Secretaria, que fica na Rua Antônio Moulatlet, nº 23, Distrito Industrial. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3522-0055.

Novas instalações – Neste mês foram concluídas as obras de que transformaram o antigo prédio da Macfort em um centro de formação e qualificação profissional do Senai em Itapeva. São oito salas de aula e oficinas, num espaço de aproximadamente 1.600 m2. O local já conta com estrutura para cursos de vestuário e marcenaria.

Galpão com salas de maquinários para curso de marceneiro


A Secretaria Municipal da Indústria Comércio e Desenvolvimento Econômico está desenvolvendo um projeto para realização de convênio com o Senai e que envolve empresas privadas, denominado EVT – Escola, Vida e Trabalho – para oferecer cursos de informática, mecânico de manutenção, marcenaria e eletricista industrial, com foco à qualificação de aprendizes.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Armando Ribas Gemignani, o município vem apresentando bom desempenho na contratação de pessoal e estas novas instalações possibilitarão a qualificação de mais mão de obra para atender Itapeva e região, o que tem sido uma das metas do governo do prefeito Luiz Cavani desde o início da sua gestão, em 2005. (Fernando Henrique Vasconcellos Morais, do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapeva)

Notícias relacionadas