Itapeva sedia formatura do curso gratuito de Técnico de Enfermagem

No total 53 formandos participaram da formatura do curso de Complementação da Qualificação Profissional para Habilitação de Técnico em Enfermagem, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, através da DRS – 16 de Sorocaba em parceria com as secretarias municipais da Saúde da região. Na noite da última quinta-feira (27), autoridades, coordenadores, professores, familiares e demais convidados lotaram o auditório do Pilão D’Água para a cerimônia de formatura.

 

Auditório do Pilão D’ Àgua lotado para o evento

Na oportunidade, esteve presente o secretário municipal da Saúde, Marco André D’Oliveira, a diretora de departamento da DRS-16 de Sorocaba, Maria Elisa Ferrarese, a coordenadora regional do Cefor-Osasco, Valdirene Reis e a coordenadora da classe descentralizada de Itapeva, Regina Célia César.

Em Itapeva, o Cefor-Osasco (Centro Formador Para Área da Saúde) através da classe descentralizada que funcionava na Escola Municipal Acácio Piedade, durante os meses de fevereiro a dezembro de 2010, possibilitou que duas turmas concluíssem o curso técnico de forma gratuita.

Por meio do Programa de Formação para Área da Saúde, o objetivo do curso foi contribuir para ampliação da escolaridade e da empregabilidade da população e principalmente para a melhoria da qualidade da assistência prestada nos serviços de saúde no âmbito do SUS.

Para a coordenadora do Cefor-Osasco a realização do curso técnico de enfermagem na classe descentralizada de Itapeva só foi possível com a ajuda dos parceiros.

“Agradeço a todos que colaboraram com a realização do curso, prefeituras, secretarias municipais da Saúde da região, delegacia de ensino, e muitos outros. Desta etapa, ficarão as lembranças das aulas, dos amigos, das noites mal dormidas preocupadas com as provas, dos momentos de angustia e das alegrias. Enfim, ficará em nossa mente, a lembrança deste dia em que aqui estamos para comemorar essa formatura”, destacou Valdirene.

A diretora da DRS-16 de Sorocaba, Maria Eliza parabenizou os formandos pela conclusão do curso. “Estava aqui pensando na aula inaugural ocorrida no dia 25 de fevereiro do ano passado e fazendo uma reflexão. Muitos desistiram pelo caminho, mas vocês hoje estão aqui recebendo o certificado de qualificação e realizando um sonho, sei que não foi fácil, desejo que tenham sucesso nesta nova jornada profissional. Parabéns a todos os formandos e ao corpo docente que contribuiu com os ensinamentos para a conclusão do curso”, diz Maria Eliza.

Também fez uso da palavra o secretário da Saúde de Itapeva, Marco André destacando que em 2011, a expectativa é que esses profissionais tenham oportunidade de emprego, pois a prefeitura de Itapeva irá realizar processo seletivo para a contratação de técnicos de enfermagem para trabalhar no SAMU – 192.

“Primeiramente parabéns a todos. Uma boa notícia que trago a vocês é que teremos vagas abertas para técnicos de enfermagem ainda neste ano de 2011. Estamos abrindo processo seletivo para trabalhar no SAMU regional de Itapeva, o que significa que haverá vagas aqui no município e em alguns da região onde o Serviço Móvel ficará instalado, como nas cidades de Itapirapuã Paulista, Apiaí, Guapiara e Itararé”, diz o secretário. Clique na imagem abaixo para ampliar  

Professores do curso presentes na solenidade

O curso teve carga horária de 690 horas, durante um período de dez meses e dividido em duas turmas. As aulas ocorreram das 19h00 às 23h00 na Escola Municipal Acácio Piedade.
Os alunos foram preparados para realizar ações relativas à proteção e prevenção, a educação, a recuperação e a reabilitação da saúde, através de orientações para a condução das atividades necessárias para oferecer o melhor aos usuários, realizando seu trabalho com competência, ética e fraternidade.

Maria Eliza Ferrarese, secretário de Saúde Marco André, Valdirene e Regina César

Além das autoridades citadas acima, esteve presentes os representantes dos prefeitos da cidade de Ribeirão Branco e Taquarivaí, respectivamente a senhora Lucinei Paes e a senhora Tatiana Borssato. Também compareceram no Auditório Pilão D’Água diversas professoras do curso, familiares, amigos e demais convidados. Jaqueline Martins, do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapeva(SP)

 

Notícias relacionadas