Itapeva tem curso de Capacitação Museológica

Curso de Capacitação em MuseologiaO município de Itapeva foi um dos escolhidos para realizar o Curso de Capacitação Museológica, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, através do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).O objetivo do curso é capacitar os profissionais de instituições museológicas do interior. São escolhidos dois municípios por semestre.

A diretora do SISEM-SP, Renata MottaDe acordo com a diretora do SISEM-SP, Renata Motta, Itapeva foi escolhida pelo seu importante patrimônio cultural. “O município é muito rico, mas precisa de capacitação na área. A ideia foi atrair também os profissionais da região”, conta. “Nossa perspectiva é passar informações técnicas, com módulos de curadoria, expografia e montagem, além do módulo inédito de conservação preventiva”, diz Renata. “E nosso objetivo maior é o conteúdo reforçado de elaboração de projetos. As aulas serão desenvolvidas ao longo dos meses de agosto, setembro e outubro e no final os alunos terão que apresentar um projeto”, explica a diretora.

asspe[3]O curso, que teve mais de 40 inscritos em Itapeva, apresenta carga horária de 81 horas. Com a atividade, a Secretaria de Estado da Cultura tem investido na capacitação de profissionais qualificados, visando a participação de museus paulistas em editais de apoio à cultura e nas leis de incentivos. O propósito é estimular o desenvolvimento de projetos de exposições, além de conservação, catalogação e salvaguarda dos acervos.

Essa primeira etapa aconteceu entre de 27 e 29 de agosto, na Sala Verde do Centro de Educação Ambiental Avelino Comeirão Peixe Filho. A cidade foi escolhida por facilitar o ingresso de profissionais da região administrativa de Registro e sul da de Sorocaba. (Tamara Freitas, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapeva)

Alunos do curso

 

 

Notícias relacionadas