Itapeva volta às aulas com mais 16 escolas contempladas pelo Mais Educação

A Copeira é uma das atividades a ser oferecidaA reunião contou com a participação de todos os diretores do sistemaO Ministério da Educação divulgou, no início desta semana, uma boa notícia para Itapeva. Mais 16 escolas da rede municipal de ensino foram inclusas no Programa Mais Educação, totalizando 23 escolas beneficiadas no município.

 

Com o Programa, os alunos ficam no mínimo 7 horas na escola, realizando atividades variadas, oficinas de arte, capoeira, música, aulas de cidadania, entre outras atividades culturais e educativas.

Fazem parte do Programa as Escolas EM José Ferreira Fogaça (Guarizinho), EM Maria Terezinha Oliveira (Pacova), EM Saturnino Lima Araujo (Vila São Francisco), EM Terezinha de Moura Rodrigues Gomes (Agrovila I), EM Eliza de Barros Moraes (Amarela Velha), EM João Gilberto de Almeida Correa (São Roque), EM Juarez Costa (Jaó), EM Antonio Maisano (Santa Maria), EM Benedita Aparecida Lombardeiro Bueno (Bairro dos Pintos), EM Sérgio Motta Ministro (Alto da Brancal), EM José Mokarzel (Pacova), EM Oliva Gomes de Melo (Caputera), EM Maria de Lourdes Ribeiro (Bela Vista), EM José Sebastião Herrera (Alto da Brancal), EM Euflávio Barbosa (Bela Vista), EM Zita Ferrari (Sanbra), EM Gov Franco Montoro (Agrovila I), EM Maria José Ribeiro Scholz (Taipinha), EM Dirce Lara da Silva (Guarizinho), EM Celso Duch Villar (Vila Ribas), EM Rafhael Fabri Netto (Parque Cimentolândia), EM José Maria de Oliveira São Roque) e a EM Auta Rolim (Santa Maria).

A iniciativa do Governo Federal é realizada em parceria com a Prefeitura e tem o objetivo de repassar verbas para os municípios e para escolas selecionadas.

O Programa Mais Educação é uma proposta inovadora que está movimentando o universo escolar, proporcionando a ampliação do olhar da escola sobre si mesma, sobre o território e sobre a cidade.

Segundo Beatriz Machado, responsável pela Educação Integral no município, o Programa é uma grande conquista para o município já que por meio da Educação Integral se reconhece as múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

Além das escolas participantes do Programa Mais Educação, o Sistema Municipal de Ensino também ofertará em 2012 a Educação Integral em tempo integral ou com ampliação da jornada escolas em outras escolas do município, nos pólos do PETI e instituições conveniadas.

“É o município de Itapeva investindo em Educação Integral”, salientou Beatriz.
De acordo com Vânia Aparecida Paschoa Prado, diretora de Departamento de Legislação e Normas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, o Programa tem como meta ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, por meio da otimização de espaços, dentro e fora da escola e saberes de diversos agentes, tanto comunitários como acadêmicos, em torno do direito de aprender.

“A Secretaria Municipal de Educação vai promover a formação dos gestores, coordenadores escolares e monitores, proporcionando momentos de discussão sobre a Educação Integral e suas possibilidades no contexto educacional de Itapeva”, explicou Vânia. “Acreditamos no impacto do Programa sobre a qualificação do ambiente escolar, partindo do princípio de que a participação da comunidade, o desenvolvimento de atividades de cultura, artes, esporte, lazer, acompanhamento pedagógico, dentre outras, contribuem para que a escola se torne um espaço atrativo para as crianças, adolescentes e jovens”, concluiu. (Alene Santos e Barbara Laranja, da assessoria de imprensa da Secretaria de Educação de Itapeva)

 

Educação retomou atividades nesta quarta-feira
 
 
Após o período de férias, educadores do Sistema Municipal de Ensino de Itapeva reiniciaram suas atividades nesta quarta-feira, 01 de fevereiro.
 
De acordo com a secretária municipal de educação, Selma Cravo, a primeira semana do mês dos diretores, supervisores e professores do Sistema será de estudo e planejamento. Do dia 1º ao dia 6, todos os profissionais de educação, especialmente os professores, estarão reunidos para definir estratégias para o ano letivo de 2012. Cada categoria se reunirá em lugares já pré-determinados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para abordar os assuntos pertinentes a suas escolas, classes e alunos.
 
Ontem, na EM Profª Carlinda de Oliveira, Selma se reuniu com os diretores das Escolas Municipais e equipe técnica da SME. Diversos temas foram abordados e um livro sobre Educação Escolar foi entregue aos educadores.
 
Para ela, esse tipo de ação e envolvimento anima os profissionais, transmite energia positiva e conhecimento, direciona, estimula e organiza a gestão escolar. “Estamos iniciando o ano letivo de forma alegre e comprometida com a qualidade: todos estudando, com a expectativa de que isso perdure durante todo o ano”, disse.
 
Os mais de 17 mil alunos voltam às aulas na próxima quarta-feira, dia 8 de fevereiro.
 
Atualmente, o Sistema Municipal de Ensino de Itapeva conta com 59 escolas em atividade. (Alene Santos)

Notícias relacionadas