Itapirapuã Paulista comemora aniversário e recebe congratulações

O Plenário da Câmara aprovou requerimento do vereador Oziel Pires (PTB) com Voto de Congratulações ao Município de Itapirapuã Paulista pelo 19º aniversário de emancipação político-administrativa. O Município de Itapirapuã Paulista completou no dia 12 de março do corrente exercício, 19 anos de emancipação político-administrativo. Situado numa região que agora caminha para o desenvolvimento, o município conta com uma população aproximada de 3.739 mil habitantes, tendo uma economia agro pecuária.


O Município de Itapirapuã Paulista anteriormente chamado somente de Itapirapuã, que em tupi significa "pedra empinada e redonda", foi distrito do município de Ribeira, com sede no povoado de Ribeirãozinho e território desmembrado desse município  e do distrito-sede de Apiaí. Sua origem remonta a meados de 1889, quando chegaram à região as famílias de Joaquim Cordeiro e de Antônio Novo em busca de solos férteis. Fixaram-se no local que denominaram Fazenda das Laranjeiras, onde desenvolveram a criação de suínos e o plantio de vários gêneros agrícolas, como milho, feijão, arroz, café e cana-de-açúcar. 
 

Nessa época, os produtos eram comercializados nas cidades de Apiaí, Capão Bonito e Itararé, e o transporte feito por animais de tropas. Como as viagens costumavam ser longas, os comerciantes faziam ao longo do percurso algumas paradas para descanso. Em um desses locais, mais tarde conhecido por Ribeirão das Cordas ou apenas Ribeirãozinho, formou-se o povoado que viria a abrigar a sede do distrito de Itapirapuã, permanecendo durante longo período como distrito de Ribeira, e a produção agrícola foi seu  principal fator de desenvolvimento.
 
Dessa forma o vereador Oziel apresentou Voto de Congratulações ao Município de Itapirapuã Paulista pela passagem dos seus 19 anos, e encaminhou cópia ao prefeito municipal Luiz Gonzaga Dias Sobrinho e ao Presidente da Câmara  Valdeci Santos Oliveira. (Assessoria de Imprensa da CMI).
 

 

Notícias relacionadas