Itaporanga: Caixa Econômica Federal realiza teste de fundação em terreno para construção da agência

Terreno onde será construída a Caixa FederalAlém do edifício da Caixa, no terreno está previsto mais construções como um Centro de Saúde, prédio do INSS e a construção de um prédio próprio para a Polícia Militar.  Durante esta semana, a empresa SOENVIL – Sociedade de Engenharia Civil Ltda – EPP, contratada pela Caixa Econômica Federal realizou diversos testes de fundação junto ao terreno doado pela Prefeitura Municipal de Itaporanga, onde será

construído um prédio para abrigar a agência em nosso município.

Terreno onde será construída a Caixa Federal1Terreno onde será construída a Caixa Federal2Terreno onde será construída a Caixa Federal3

A SOENVIL é uma empresa conceituada no ramo de fundações, estacas, sondagens, provas de carga, teste de solo entre outros serviços fundamentais para construções e obras.

De acordo com os funcionários que realizaram os serviços em Itaporanga, os testes são fundamentais para a perfeita elaboração do projeto da obra.

Leia aqui – Depois de reivindicações, articulações e entendimentos políticos para construção da Caixa Federal em Itaporanga, em 15 de junho do ano passado, o prefeito Zé do Nute recebeu no gabinete representantes da Caixa, entre eles o gerente Regional de Negócios, Ricardo Bortoline

O terreno onde será construída uma agência da Caixa Econômica Federal em Itaporanga, esta localizado na Rua Pedro Alcântara de Moraes, local que atualmente abriga o antigo prédio do Fórum e Prefeitura Municipal, que ao longo dos anos devido ação do tempo e obras no entorno apresentou problemas estruturais irreversíveis de recuperação devido ao alto custo.

Segundo o prefeito Zé do Nute, logo no início da atual administração, em 2005, foi solicitada a elaboração de laudo técnico detalhado por empresas especializadas na tentativa de recuperação do prédio, mas o alto custo na época estimado em R$-1.500.000,00 inviabilizou  a sua restauração. Em 2009 ele tentou ajuda do Estado, que manifestou não ter interesse na recuperação, conservação e manutenção do local, e por isso efetuou a doação do terreno a Prefeitura Municipal, que procurou de forma sensata uma melhor maneira de utilizá-lo. “Gostamos de desenvolvimento, mas também gostamos de preservação e da nossa história. Nos empenhamos ao máximo para tentar recuperar esse prédio público mais antigo da cidade(construído em 1916) e que seria um patrimônio histórico do município, mas  não foi possível conciliar as duas coisas”, justificou o prefeito.

Muito embora, o local tenha sido todo fechado, visando à preservação dos pedestres que circulam pelo local e seu entorno, o prédio vem apresentando fissuras e teve parte do teto desabado, o que coloca em risco os moradores vizinhos, necessitando assim que seja demolido.
   
O prefeito Zé do Nute informou que no local estão previstas outras obras, disse que em breve estará iniciando a construção de uma UBS – Unidade Básica de Saúde, deverá ser construído um prédio para a Polícia Militar, pretende viabilizar a construção do prédio do INSS e o setor de engenharia da Prefeitura Municipal esta realizando um projeto para construção de um Centro Cultural no local, aproveitando assim o terreno e proporcionando novos empregos para cidade.

Notícias relacionadas