Itaporanga comemorou o Dia da Árvore

Artesanato de uma árvore exposto na Felipe Vita c/ 7 de SetembroA Prefeitura Municipal de Itaporanga, cumprindo metas previstas em Projeto de Lei Ambiental, aprovado recentemente pela Câmara, comemorou o Dia da Árvore(21/09). Através da Coordenadoria de Meio Ambiente e Turismo, junto com as secretarias de Engenharia, Educação, Agricultura e as escolas (E.M. PE. OSVALDO G. PAULO, E.M. CORONEL VICENTE RUSSO DO AMARAL, E.M. DOM ATHANÁSIO MERKLE, CRECHE EDUCACIONAL, E.E. EPITÁCIO PESSOA, E.E. OCTÁVIO DE ALMEIDA BUENO, E.E. PE. DEODATO TEM KATE, COLÉGIO OBJETIVO, CRAS – CENTRO DE REFERENCIA DA ASSIST. SOCIAL), foram realizadas atividades de plantio de árvores, distribuição de material informativo sobre a necessidade da árvore, construção artesanal de espécies, palestras a estudantes e concurso para eleger o melhor trabalho.

 

Para isso, cada uma dessas escolas construiu uma árvore e todas  foram expostas ao longo da Rua Dr. Felipe Vita. Elas passaram por um concurso onde a população votou na melhor árvore (sob diversos aspectos),. Além da escolha popular, existiu uma comissão técnica para complementar a votação, com a finalidade de promover equilíbrio na escolha para que nenhuma escola fosse prejudicada por causa da chuva que ocorreu no dia.
 

A árvore vencedora foi o Ipê Amarelo, feita pela Escola Vicente Russo. A Prefeitura Municipal e todos as secretarias envolvidas nesse evento agradecem a participação das  escolas, pois cada árvore teve um valor especial. Cada uma teve o seu diferencial o que as tornaram únicas e exclusivas. Além das árvores estarem expostas na Rua principal da cidade alguns funcionários da prefeitura estiveram distribuindo folhetos na Rua Dr. Felipe Vita  para conscientização da população.

Nesse dia, técnicos da Prefeitura Municipal montaram um Museu da Árvore em frente à Escola Municipal Coronel Vicente Russo, que recebeu crianças do ensino fundamental de diversas escolas do município. Nesse museu foram expostos: troncos de árvores que haviam sido cortadas da zona urbana do município, mudas de árvores próprias para reflorestamento de mata ciliar e arborização urbana, além de alguns cartazes contendo curiosidades e informativos quanto à importância das árvores. Os técnicos responsáveis orientaram as crianças e monitoraram as visitas.

O objetivo desta ação no Dia da Árvore foi o de sensibilizar a população quanto à importância da arborização e os benefícios que a árvore traz ao homem.
De acordo com informações da assessoria a Prefeitura de Itaporanga recebe em média 9 requerimentos ao mês de pedido de corte de árvore e que o contrário não acontece. Por isso, percebe-se que a população não está preocupada com o plantio ou o replantio destas árvores, isto demonstra que grande parte da população não tem consciência sobre os benefícios que uma árvore proporciona.

Finalizando a comemoração, funcionários municipais plantaram algumas árvores  em frente ao Velório Municipal. E o prefeito José Carlos do Nute Rodrigues entregou ao Viveiro Municipal, 1.235 mudas de árvores de espécies nativas para serem utilizadas na arborização urbana.

 

 

Notícias relacionadas