Itaporanga é contemplada com retroescavadeira do PAC 2

Retroscavadeira PAC2_bItaporanga foi um dos treze municípios do estado do São Paulo que receberam nesta terça-feira (26), retroescavadeiras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As máquinas serão utilizadas para reestruturar e dar infraestrutura às estradas vicinais localizadas no Território da Cidadania de Sudoeste Paulista. Para a aquisição dos equipamentos, o MDA custeou cerca de R$ 1,8 milhão.

Contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), esta será a primeira das três doações previstas para o estado e beneficiará mais de quatro mil famílias agricultoras rurais.

Para o delegado federal do MDA em São Paulo, Wellington Monteiro Diniz, a entrega das máquinas vai ajudar a desenvolver a agricultura familiar da região. “A ação vai fortalecer a agricultura familiar desses municípios que, de fato, estão produzindo e vendendo para o comércio local os produtos cultivados em suas propriedades”, analisa  Diniz, que fez a entrega dos equipamentos aos municípios.

A máquina doada para o município de Itaporanga será usada para estruturar aproximadamente 200 quilômetros de estradas  rurais. De acordo com o prefeito do município, José Carlos do Nute Rodrigues, esta máquina veio de encontro com as necessidades do município para atender aos agricultores rurais com mais rapidez.

Nos últimos sete anos a administração municipal atuou firme para obter máquinas para poder melhorar as condições das estradas rurais, e conseguiu. Com essa, sobe para três o número de máquinas retroescavadeiras adquiridas na atual gestão.

Imagem 2734

 

A ação do PAC 2

Até o momento, o MDA entregou 831 máquinas, beneficiando 849 municípios brasileiros. Neste primeiro momento, serão entregues 1.275 máquinas a 1.299 municípios, ao custo total de aproximadamente R$ 212 milhões. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a receber os equipamentos, em dezembro de 2011. Este ano, municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Alagoas, Rondônia, Bahia, Ceará, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Acre, Tocantins, Sergipe Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná receberam os equipamentos. Recentemente, foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff a doação de retroescavadeiras para mais 3.591 municípios e de mais 1.330 motoniveladoras.
Agricultura familiar no estado de São Paulo

São Paulo possui 151.015 estabelecimentos da agricultura familiar. A informação é do último Censo Agropecuário brasileiro. Esse número corresponde a 66% do total dos estabelecimentos agropecuários da unidade federativa. O estudo indica ainda que 36% dos habitantes do meio rural, quase 320 mil pessoas, têm ocupação na agricultura familiar. O valor bruto da produção do setor equivale a 16% do total do que é produzido na agropecuária do estado.

A participação da agricultura familiar paulistana ganha destaque no cultivo do leite – detém 41% da produção do leite de vaca do estado e 44%, do leite de cabra. Logo depois, estão as plantações de mandioca e milho de grão, ambos  registram 38%.

Pela lei brasileira nº 11.326/2006, o agricultor familiar está definido como aquele que pratica atividades ou empreendimentos no meio rural, em área de até quatro módulos fiscais, utilizando predominantemente mão de obra da própria família em suas atividades econômicas. A lei abrange, também, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.

Confira os municípios beneficiados com a primeira entrega das retroescavadeiras em São Paulo
Território Sudoeste Paulista
Barão de Antonina
Bom Sucesso de Itararé
Buri
Capão Bonito
Coronel Macedo
Guapiara
Itaberá
Itaporanga
Nova Campina
Ribeirão Grande
Riversul
Taquarituba
Taquarivaí

Notícias relacionadas