Itaporanga ganha um novo Centro Comunitário

Inauguração Centro Comunitário Airton NovelliPrefeito Airton NovelliInauguração Centro Comunitário Airton Novelli3Autoridades e familiares de Airton Noveli após descerramento da placa

O prefeito Zé do Nute, acompanhado de Edson Giriboni,  deputado estadual(PV) e atual secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo; de Chico Neres, prefeito de Barão de Antonina, vereadores, secretários municipais  e de famíliares do homenageado,  inauguram na manhã deste sábado, 9, o novo centro comunitário  do CDHU que passou a chamar Centro Comunitário Prefeito Airton Novelli, em homenagem ao ex-prefeito itaporanguense (1969-1973).

Autoridades e familiares de Airton Noveli após descerramento da placa

Anexo ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do CDHU – esse novo e amplo e agradável espaço foi edificado com mão-de-obra dos próprios funcionários municipais e obedeceu um projeto que ressalta beleza arquitetônica e eficiência para a sua finalidade, que é a de servir as comunidades dos dois CDHUs e do IAFAM nos seus eventos sociais.

Professora Diná de LaraNessa solenidade, atuou como mestre de cerimônia a professora Diná Lara, que ressaltou ser aquela inauguração a realização de um dos sonhos para a área social da atual administração, que começou em 2005, a qual vem trabalhando  “sem se preocupar com a popularidade, mas com a credibilidade”,  respeitando o dinheiro público e usando-o de forma racional e eficiente para gerar  benefícios e melhoria da qualidade de vida para os itaporanguenses,  citando números de beneficiados atendidos pelo CRAS nos vários grupos e projetos sociais, chefiados pelo assistente social Fernando Marques. 

Ela falou também sobre o ex-prefeito Airton Novelli, que administrou Itaporanga entre 1969 e 1973. Itaporanguense, nasceu em 20 de março de 1926 e faleceu em 31 de março de 2011, aos 85 anos. Foi proprietário de escritório de contabilidade e funcionário do então INPS, e por 10 anos trabalhou no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na capital.  Casado com Jandira Novelli, tiveram os filhos Marcos Antonio Novelli, Arlete Terezinha Novelli Nascimento, Jandira Rosiris Novelli Negrão e Airton Novelli Filho(falecido). Netas: Kelly, Nicole, Fernanda e Bruna, e a bisneta Iasmin. 

Secretário Edson Giriboni(1)Secretário Edson Giriboni – Em seguida, falou o deputado e secretário de Saneamento e Recursos Hídricos Edson Giriboni. “Trago também os cumprimentos do governador Geraldo Alckmin e parabenizo as autoridades presentes, público em geral, os representantes de todos os partidos políticos e em especial a Dona Jandira, viúva de Airton Novelli, que empresta o nome a esta obra”.

Giriboni lembrou que seu vínculo com a região e com Itaporanga, começado com o prefeito Hernani Camargo em 2006, quando foi eleito deputado, e que de lá para cá ele vem atuando para ajudar a melhorar os indicadores sociais, apesar do potencial econômico da região. “Quase toda as semanas o Zé do Nute passa no meu gabinete atrás de benefícios para Itaporanga, e tem conseguido, porque são frutos de sua competência e credibilidade junto ao governador, por aplicar bem e respeitar os recursos públicos”.

Secretário Edson GiriboniLembrou que logo que assumiu o mandato de deputado sua primeira propositura para Itaporanga foi uma para beneficiar o IAFAM com pavimentação e iluminação pública. Ele observou que a região passou a ter um olhar diferenciado  a partir do Governo Serra e agora com Geraldo Alckmin.

Mas para isso, segundo ele, as atuações dos prefeitos foram fundamentais. “Quero dar meu testemunho sobre o trabalho e o empenho do prefeito Zé do Nute, de Itaporanga e do prefeito Chico Neres, de Barão de Antonina, que estão sempre atentos e em busca de benefícios para a população”, disse ele, adiantando que na próxima semana assina convênios na área de saneamento para bairros rurais. Falou também das dificuldades que o homem público enfrenta no seu trabalho para uma boa gestão, as quais muitas vezes são incompreendidas.

Prefeito Zé do NuteEm seguida falou o prefeito Zé do Nute, que agradeceu a atuação e a presença do deputado e secretário Giriboni, homem de confiança do governador Alckimin,  que mesmo com a agenda apertada como secretário de estado para atender todos os municípios paulistas e com a distância – 200 quilômetros – viajou da sua cidade Itapetininga para prestigiar aquela solenidade em Itaporanga.

Zé do Nute recordou que quando ele (Giriboni) foi eleito pela primeira vez, obteve apenas 6 votos em Itaporanga, mas que mesmo assim acreditou e passou a ajudar o município, tornando-se um dos deputados mais atuantes. “Mas isso não foi em vão, e houve um reconhecimento da população, pois, os 6 votos de 2006 saltaram para 1.912 votos em 2010. Fizemos uma parceria de mão dupla. Ele nos ajuda e nós ajudamos ele. Além disso é nosso filho adotivo e cidadão itaporanguense. Em breve será feita a solenidade para a entrega do título, proposto pelo vereador Carlos Silva e aprovado pela Câmara”, adiantou.
Votação: em 2006, Giriboni foi eleito pelo PV com 47.968 e em 2010 foi reeleito pelo mesmo partido com 93.123.

Prefeito Zé do Nute(1)Sobre a denominação de Centro Comunitário Prefeito Airton Noveli, Zé do Nute lembrou que era justa por ele deixado sua história nas lutas por benefícios para Itaporanga, numa época difícil, sem recursos.

Lembrou da qualidade da água, que quando chovia, hora vinha na cor de coca-cola e hora na cor de guaraná. “Todos nós sofríamos com isso e não tínhamos outra saída a não ser buscar água na biquinha. Eu mesmo, quando criança fui muitas vezes buscar água na biquinha que tinha onde recentemente inauguramos a recuperação de talude”, comentou ele, que citou uma carta que o Sr. Airton Novelli escreveu em 2005,  para eles – Hernani/Zé do Nute – parabenizando pela eleição e desejando sucesso, com uma administração profícua e respeito ao dinheiro público. “Guardo-a como uma relíquia”.

Sobre o Centro Comunitário construído com mão de obra de funcionários municipais, parabenizou todos os envolvidos, dos encarregados aos pedreiros e ajudantes que atuaram naquela construção.

Falando sobre a importância dos funcionários públicos ele aproveitou para reiterar que quer que todos os demais funcionários atendam bem a população.

Zé do Nute falou também sobre as novas conquistas, como a grande creche-escola do CDHU que está sendo finalizada ali ao lado e que será inaugurada em breve com o nome do prefeito Hernani Camargo e sobre a conquista de mais uma creche-escola para o Bairro Campinho.

Sobre isso ele explicou que é uma necessidade, pois as mães estão trabalhando e precisam de uma creche para deixar o filho. “Com a implantação e o apoio da nossa administração à indústria de confecção em 2005, isso cresceu e passou a gerar postos de trabalho, que na maioria são preenchidos por mulheres e mães. Hoje as confecções daqui juntas mantém cerca de 300 empregados”, disse, justificando também a falta de vagas na Creche Educacional Sandra Regina Pires, que tem uma lista de espera com 120 nomes.

Além de creches, ele citou também as obras que se iniciarão naquela região da cidade, como a Academia de Saúde (ao lado do Centro Comunitário), mais uma quadra esportiva, a construção da 2ª. Praça do Idoso e uma UBS – Unidade Básica de Saúde.

“Em breve, inauguraremos oficialmente a pista de skate construída ao lado do Ginásio de Esportes Aldrovando Antunes. Mesmo sem ainda ser inaugurada, ela já está servido. Diariamente vemos de 30 a 40 crianças, adolescentes e jovens praticando o esporte nela”, contou.

Advogado João MagalhãesO advogado João Batista Magalhães, que foi colaborador no ex-prefeito Airton Novelli falou em nome da família, discorrendo sobre o perfil e quem foi Airton Noveli. “Aprendi muito com ele, que não tinha muito escolaridade, tinha apenas o ensino fundamental, o 4º. ano de grupo, mas era um estudioso, um autodidata que lia muito e procurava se inteirar sobre tudo, e com isso sabia muito. Aliás, aprendi mais com ele do que nos bancos da faculdade, porque ele tinha uma visão que ia muito além. Lembro-me que sempre viajava com ele nas esferas de governo para tentar trazer benefícios para Itaporanga, mas naquela época não haviam recursos e tudo era muito difícil”, explicou e comparou a Itaporanga de hoje com a daqueles tempos.

“A cidade prosperou, tudo melhorou e vemos obras por todos os cantos. Isso é fruto de uma administração brilhante”, ressaltou ele parabenizando o prefeito Zé do Nute e todas as demais autoridades. Em seguida, o prefeito e a Sra. Jandira Novelli descerraram a placa de inaguração do prédio.

Autoridades

Familiares de Airton Novelli

Vereador Hudson TorigoeBanda Musical Municipal(1)Dona Jandira NovelliInauguração Centro Comunitário Airton NovelliInauguração Centro Comunitário Airton Novelli1Inauguração Centro Comunitário Airton Novelli2Inauguração Centro Comunitário Airton Novelli3Inauguração Centro Comunitário Airton Novelli4Inauguração Centro Comunitário Airton Novelli5Prefeito Airton NovelliPrefeito Zé do Nute e Dona Jandira descerrando a placa inauguralPresentes no evento

Notícias relacionadas