Itaporanga sediou o 5º Seminário do Projeto Angra Doce

Foi realizado na manhã desta segunda-feira(29), na Câmara Municipal, o 5º Seminário do Projeto Angra Doce, que institui como Área Especial de Interesse Turístico a região que reúne 15 municípios paulistas e paranaenses localizados no entorno da Represa de Chavantes, que ocupa uma área de 400 Km2 .

O evento contou com a participação do autor do projeto, deputado federal por SP, Capitão Augusto(PR), dos prefeitos Zé do Nute, de Itaporanga; Silvio Melo, de Barão de Antonina; Geraldo Maurício Araujo, de Ribeirão Claro(PR); Belkis Gonçalves Santos Fernandes, de Ourinhos, de Rosângela Rosa, vice-prefeita de Carlópolis, de Elias Lagos Alves, presidente da Câmara de Itaporanga, dos vereadores Sebastião Nogueira de Castilho, Má Benck e Carlinhos Ambulância, além de vereadores de outros municípios , bem como de empresários ligados aos setores de hotelaria e turismo.

Nessa região desenvolveu-se um complexo de entretenimento e lazer, com numerosos hotéis e pousadas que permitem o aproveitamento turístico de cachoeiras, piscinas naturais, o próprio lago, vales, ilhas e montanhas como cenário.

De acordo com o deputado Capitão Augusto, o entorno do lago da represa de Chavantes é hoje, um destino de importância regional para a prática de diversos esportes, como pesca esportiva, canoagem, vela, trekking, ciclismo de aventura, rapel e asa delta.

Deputado Capitão Augusto
Deputado Capitão Augusto

O deputado explicou que o objetivo do projeto é o desenvolvimento econômico desta região utilizando os recursos e as belezas naturais, através da indústria do turismo. “Outras regiões como Sorocaba e Bauru têm suas indústrias, boas rodovias, universidades e enfim uma estrutura de logística adequada que mantém o bom desenvolvimento econômico. Nós não temos isso, mas temos as belezas da nossa região como forte potencial para um excelente desenvolvimento econômico”, disse ele.

Fazem parte dessa região os municípios paulistas Itaporanga, Barão de Antonina, Fartura, Chavantes, Ourinhos, Canitar, Ipaussu, Timburi, Piraju e Bernardino de Campos, e os paranaenses Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Jacarezinho e Salto do Itararé.

Mas, durante o encontro, mais três municípios – Itararé, Sengés(PR) e Bom Sucesso do Itararé- pleitearam inclusão, por fazerem parte da nascente do Rio Itararé , que é um dos rios responsáveis pela formação do lago de Chavantes, e assim possuir também suas belezas naturais.

Os seminários estão acontecendo em cada cidade integrante do projeto para que cada uma indique as suas peculiaridades e os seus potenciais turísticos, gastronômicos e culturais.

Notícias relacionadas