Itaporanga-SP 174 anos: Exposição da Revolução de 32 em Itaporanga atrai visitantes

Possui no final galeria com 66 fotos – Como mais uma das atrações da Feira Cultural, Artesanal, Gastronômica e Turística, em comemoração aos 174 anos de fundação, está sendo realizada no amplo salão do CCI – Centro de Convivência do Idoso, a exposição “Revolução de 1932” do Museu Itinerante – Acervo Oficina Hobby, do colecionador itarareense Flávio Xavier Lisboa.

Nessa exposição estão peças, fragmentos e material de combate, projéteis, armas, pertences pessoais dos combatentes em trincheiras itaporanguenses, publicações na imprensa brasileira, recortes de jornais da época noticiando quase que diariamente Itaporanga no cenário de guerra da Revolução Constitucionalista de 1932.

Essas publicações, com datas e nomes dos respectivos jornais, informavam quase tudo e diariamente, desde a tomada da cidade, combate dos paulistas com a poderosa força do Governo Federal, as baixas e feridos entre os revolucionários paulistas, os feridos entre os combatentes da força Federal, e na rendição, a quantidade de prisioneiros, caminhões e material bélico paulistas.

Sobre esse acervo fantástico, que registra um momento triste na história brasileira, quando brasileiros pegaram em armas e combateram entre si – todos os demais estados do Brasil contra o estado de São Paulo que queria uma nova Constituição para o país, Lisboa explica que há 12 anos vem reunindo peças e objetos históricos dessa Revolução, e há 2 anos criou o museu itinerante, com o objetivo de levar história e cultura para todos.

Colecionador Flávio Xavier Lisboa, do Museu Itinerante – Acervo Oficina Hobby

“Sou colecionador. Cada peça encontrada é uma história para correr atrás. Não adianta ter as coisas guardadas. Eu uso o RPT – Resgatar, Preservar e Transmitir. É aí que o ciclo se completa, e a gente vai passando história e cultura pra todo mundo. É um acervo particular, mas não cobramos visitação. Em cada lugar que vamos encontramos novos amigos e novas histórias. É disso que o colecionador gosta”, resumiu o colecionador Lisboa.

Neste primeiro dia, a exposição recebeu um bom número de visitantes, dentre esses, escolares. Por volta das 15h o ItapoNews registrou a visitação de crianças do Ensino Infantil, da EMEI “Padre Osvaldo Guedes Paulo”, acompanhados da diretora e de seus professores.

Iniciada nesta quinta-feira, 22/08, essa exposição no CCI – Centro de Convivência do Idoso, localizado na Rua Pedro Alcântara de Moraes, ao lado do PSF Prefeito Nosor Orlando de Oliveira, vai até o dia 25/08, domingo, das 09 às 17h, com entrada franca.

Notícias relacionadas