Itaporanga (SP) completa neste sábado (06/03) 150 anos de emancipação político-administrativa, mas, naturalmente sem comemorações, devido à pandemia

Da Secretaria de Educação – “No dia 6 de março, Itaporanga celebra 150 anos de emancipação político-administrativa, ou seja, um século e meio de histórias e vida no coração de todos os munícipes. Diferentemente dos anos anteriores, não teremos atrações ou comemorações desta data, já que é preciso respeitar as medidas sanitárias e de isolamento social devido à Pandemia de Coronavírus(Covid-19).

Mas hoje, acima de tudo, o mais importante a todos nós, é a ” Preservação da vida,”

“É o aniversário da minha cidade, meu lar e eu deixo aqui minha homenagem a este lugar que carrega tanta história e encantos…” ressalta o Prefeito Douglas Benini.

Com respeito ao momento vivido, mas, sem deixar de felicitar a nossa cidade pela importante data, homenageamos nosso lindo e especial Município, multiplicando a mensagem de harmonia e de desejos de um futuro melhor para todos”, destacou o Secretário Municipal da Educação.

Histórico

José da Silva Machado, o Barão de Antonina, obteve em 1843, por intermédio do Imperador D. Pedro II, a vinda de frades Capuchinhos da Itália. Para catequização dos índios e colonização de suas sesmarias, entre elas a do Rio Negro, no Paraná e a do Rio Verde, ao sul de São Paulo.

A colonização da região do Rio Verde foi entregue ao Frei Pacífico de Monte Falco que, em 1845, fundou uma pequena povoação então denominada São João Batista do Rio Verde, onde foi construída uma capela dedicada ao Santo de igual nome. Novos povoadores vieram residir nesse núcleo, promovendo um rápido desenvolvimento e assim, em 1855, foi criada a freguesia e, em 06 de março de 1871 , a Município, alterando, neste ato, a denominação para Itaporanga.”

Por Beto Roberto Aparecido Silva, secretário Municipal de Educação de Itaporanga

Notícias relacionadas