Itaporanguense é indicada ao Brazilian International Press Awards Japão: participe votando pela internet

Erica_capa_Revista_AlternativaEricaA educadora itaporanguense Erica Muramoto, que está no Japão desde 2001 onde atua na educação, é uma das dez indicadas daquele país para o Press Awards Ásia(Japão) 2012, para concorrer na categoria Promoção do Idioma Português. Erica concorre nessa categoria com renomados educadores, escolas e instituições do Japão, como (AEBJ – Associação das Escolas Brasileiras no Japão, Elizeu Pitchiteli, Erica Muramoto, Grupo ABC, Kawasaki

Koukou (High School), Miharu Matsuhashi, NHK Rádio, Nilta Dias, Noemia Hinata e Tsurumi Koukou(High School)

l-azulCriado em 1997 com a iniciativa clara e definida para homenagear as personalidades, instituições e iniciativas comprometidos com a promoção artística, cultural e imagem positiva do Brasil, o  International Press Awards se tornou, com o passar dos anos, numa das mais relevantes celebrações da cultura brasileira no âmbito internacional. Em 2011 o evento se expandiu para a Europa (Londres) e Ásia (Tokyo), tornando-se efetivamente a mais abrangente celebração do talento e presença brasileira no exterior. Anualmente ele elege os destaques em : Fotografia, Artes Visuais, Destaque Literário, Show on Tour 2011, Cantores Brasileiros Radicados no Japão; Cantoras Brasileiras Radicadas no Japão, Duo, Trio & Bandas Brasileiros Radicados no Japão; CD de Artista Brasileiro Lançado no Japão em 2011; Artista Japonês que Promove a Cultura Brasileira, Destaque no Esporte Comunitário, Eventos Culturais & Comunitários; Instituições que Promovem a Cultura Brasileira, Instituições Japonesas que Apoiam a Comunidade Brasileira, Personalidades de Ação Comunitária e Instituições de Ação Comunitária.

Em 2012 o evento celebra o 15º aniversário de realização de sua edição norte-americana, e também o décimo aniversário de parceria com o Broward Center for the Performing Arts.

O processo de indicações e premiação do PRESS AWARDS envolve quatro etapas:
Primeira: aberta ao público em geral através da Internet, são recebidas centenas de sugestões de indicados através do site oficial
Segunda: com base nessas sugestões, o Board do Press Awards elabora a lista dos pré-indicados, que vão a voto popular pelo site oficial
Terceira: O voto popular define os indicados em cada categoria.
Quarta: o Colégio Eleitoral, formado por representantes das mídias, lideranças e representantes de entidades culturais e comunitárias brasileiras de cada região escolhe, entre os indicados, os ganhadores da temporada.
Os vencedores recebem o troféu “Newspaper Boy” (Jornaleiro) criado pelos artistas Romero Luis (estatueta) e Arthur Moreira (base).

 
Familia no JapaoErica Muramoto é casada com Sergio Muramoto (também de Itaporanga) com quem tem dois filhos: Lucas e Laura.
Curso Normal, turma de 1999. Itaporanga-SP

Proficiência 3 e 4 no idioma japonês, 2008 e 2009

Atualmente cursa o ensino superior na area de Pedagogia e Japanologia do acordo Brasil/Japão das universidades Tokai (Japonesa) e Universidade Federal do Mato Grosso (Brasil).

Trabalhos no Japão – de 2002 a 2005  – na International Community School-ICS, uma escola internacional trilingue na província de Gunma como professora do idioma Português para brasileiros e estrangeiros. De 2005 – 2007, assistente da coordenação do ensino deste idioma.

Paralelamente a este trabalho, de 2002 – 2007 atuou como representante brasileira na ONG–Instituto de Pesquisas para Educação Multilingue. Em 2008 foi nomeada para o quadro de diretores. Esta ONG atua em parceria com o governo da província de Gunma desenvolvendo projetos educacionais, assitência psicologica, organização de palestras e serviços de tradução a famílias estrangeiras residentes na província.

Desde abril de 2007 até o momento, é Responsável pelos Alunos Estrangeiros da cidade de Tamamura, também na província de Gunma, tornando-se a primeira funcionária pública brasileira da cidade.

Com os projetos desenvolvidos nas escolas japonesas, o projeto recebeu no ano de 2009 a designação do Ministério da Educação para a ¨Educação em Direitos Humanos¨.

Em fevereiro de 2009, recebeu do Departamento de Educação da Província de Gunma o 1º. prêmio como ¨Melhor Projeto de Pesquisa¨, devido as práticas de ensino diferenciadas a estudantes estrangeiros, com foco no aumento da auto-estima difundido na escola pelo sloogan ¨Como é bom ser diferente!¨.

Já em 2010, graças a continuidade dos projetos citados acima e principalmente por oferecer um ensino diferenciado de aulas de Português para alunos brasileiros usando materiais didáticos do Brasil, recebeu o ¨Prêmio de Excelência¨ (2º. Lugar) em nível nacional do 59º. Prêmio Educacional do Jornal Yomiuri, um dos mais prestigiados no país.

Apresentacao da Pesquisa feita em Itaporanga

Visita a Itaporanga à pesquisa:

“Como fiz parte em alguns grupos de pesquisas na área educacional, tive a oportunidade de apresentar a cidade de Itaporanga e os nikkeis que aí residem. A pesquisa de três anos tinha o título de “Nikkeis Retornados ao Brasil”. O objetivo era saber como os filhos destes retornados estão se adaptando (educacionalmente) no Brasil. No primeiro ano de pesquisa, os membros do grupo que visitaram a cidade tiveram a chance também de visitar os projetos e conhecer um pouco mais sobre a educação publica e privada de Itaporanga, norteando assim os passos iniciais da pesquisa” explica Erica.

Nessa oportunidade, para obtenção de dados para essa pesquisa, em companhia de colegas de trabalho – uma americana e um japonês – Erica entrevistou o prefeito Zé do Nute, professores das escolas de Itaporanga e com familiares de retornados, como Miriam Yamaya, mãe da criança Camila Yamaya que frequentou parte da escola no Japão. “Esses registros estão em vários dos nossos relatórios de pesquisa, traduzidos para Inglês e também para o Japonês”, ressalta.

“Não gosto de fazer propaganda da minha pessoa, porém, como meu nome já está lá e é uma indicação, não tenho nada a fazer além de pedir ajuda aos amigos para a divulgação e votação se entenderem que mereço. E, desde de já fico agradecida pela mobilização de todos vocês aí, porém reconheço minha singela participação lá. São tantos feras!”, finaliza.

 Recepcao Prefeitura de Itaporanga

Eugenia e Familia

Visita Escola Vicente Russo

Vista Dom Athanazio

Erica na mídia

Capa da revista alternativa: http://www.alternativa.co.jp/tabid/117/language/pt-BR/Default.aspx?mid=38
Editora Abril
http://www.japao100.com.br/arquivo/filhos-de-dekasseguis-educacao-de-mao-dupla/
Trabalho nas escolas japonesas:
http://www.alternativa.co.jp/Noticias/tabid/78/language/pt-BR/nid/14060/Sala-de-adaptacao-de-Tamamura-completa-cinco-anos.aspx
The Japan Times
http://www.japantimes.co.jp/text/nn20081224f1.html
Forum sobre assuntos relacionados a estrangeiros no Japão:
http://www.alternativa.co.jp/Noticias/tabid/78/language/pt-BR/nid/13322/%E2%80%9CE-importante-o-apoio-a-psicoterapia%E2%80%9D.aspx
Palestra Educacional
http://www.alternativa.co.jp/Noticias/tabid/78/language/pt-BR/nid/16618/Palestra-mostra-que-Japao-da-chance-de-estudo-e-tr.aspx
Forum sobre assuntos relacionados à discriminação de estrangeiros
http://www.alternativa.co.jp/Not%C3%ADcias/tabid/78/language/pt-BR/nid/5777/Comunidade.aspx

Curso de pedagogia

 

http://www.alternativa.co.jp/Noticias/tabid/78/language/pt-BR/nid/9661/Comunidade.aspx

Para votar em Erica Link da votação: http://www.pressaward.com/votacao/ .
Voto Popular Press Awards | Press Award
www.pressaward.com 
     
Voto Popular Press Awards | Press Award
www.pressaward.com

Notícias relacionadas