Itaporanguense Hélio Godoy disputa a Prefeitura de Sorocaba, uma das cidades mais importantes do Estado

 

Ele participa hoje, 29/09, às 22h do último debate TV TEM/SOROCABA , e é um dos favoritos na disputa pelo segundo turno –
De tradicional família do Sudoeste, com muitos integrantes em Itaporanga, Taquarituba e Coronel Macedo, Helio Godoy está há quase trinta anos em Sorocaba. Foi para lá depois de ficar quase cinco anos em São Paulo, para onde teve de ser levado após o grave acidente que quase lhe custou a vida.

Helio fez o primário na Escola Rural de Itaporanga, mas teve de interromper os estudos para ajudar a família na lavoura de feijão. Em São Paulo, enquanto se recuperava do acidente e das cirurgias às que teve de ser submetido, trabalhou e pode retomar os estudos aos 21 anos. Concluiu o segundo grau e em seguida decidiu voltar ao interior para ajudar a família.

Escolheu Sorocaba, juntando-se a centenas de outras famílias do Sudoeste, como os Bellini e Bueno (José Bueno, um dos responsáveis pela construção da Abadia de Itaporanga).

Assim que pode, Helio levou os irmãos e os pais e, atendendo a um chamado de Dom Estevam, passou a ajudar as famílias mais humildes do sudoeste que migraram para Sorocaba. Antes mesmo de se eleger vereador pela primeira vez, Helio Godoy já ajudava os vizinhos do seu pequeno comércio que tinham dificuldades em legalizar suas casas. Helio também voltou a estudar: fez economia na UNISO e, com incentivo da comunidade, candidatou-se a vereador em 2004.

Eleito, focou na questão da regularização fundiária e fez do Jardim Ipiranga o piloto para a implantação das leis de sua autoria, incluindo a revitalização de calçadas, ruas e construção de escolas, terminal de ônibus e praça de lazer, cultura e esportes. Uma das famílias beneficiadas foi justamente a do Zé Bueno. Ele e as demais famílias – a maioria também do Sudoeste – receberam todas as 943 escrituras dos imóveis que compõem o bairro.

Graças ao trabalho em favor dos que mais precisam, Helio Godoy dobrou a sua votação na reeleição, em 2008, e em 2012, com 7046 votos, foi de novo o mais bem votado de toda a reeleição da Câmara. Neste período, Helio fez duas especializações na FADI e FATEC e o curso de Direito (também na Uniso).

Em 2014, mesmo sem apoio do seu então partido, obteve 20.151 votos a deputado estadual, dos quais 1448 em Itaporanga e outros quase quatro mil em Coronel Macedo, Barão de Antonina, Taquarituba, Itararé, Riversul, Taguaí, Itaí, Avaré e Itapeva.

E agora, como candidato a Prefeito de Sorocaba, Helio Godoy tem certeza de que vai continuar contando com a confiança e apoio das famílias do Sudoeste. “Elas têm muitos parentes morando em Sorocaba e sabem que sempre cuidamos bem dos que mais precisam, seja regularizando os seus imóveis e entregando a escritura sem despesas, seja construindo milhares de moradias, como fizemos em pouco mais de um ano como secretário de Habitação.”

Graças a seu trabalho nas áreas sociais, Helio Godoy foi convidado e está terminando pós-graduação em Planejamento e Gestão de Cidades na USP, onde pode conhecer iniciativas bem sucedidas que poderão ser replicadas em Sorocaba e demais cidades da região.

“São ideias simples e inovadoras, como a descentralização da Administração. Vamos criar as subprefeituras e fazer um governo presente, próximo da população. Vamos governar de portas abertas e, assim como focamos e conseguimos resolver a questão da regularização de imóveis e retomar a construção de moradias, vamos focar, agora como prefeito, a melhoria de todos os serviços públicos, a começar pela Saúde. Esperamos contar com a confiança das famílias de Itaporanga e do Sudoeste que, assim como os Godoy, os Bellini e tantas outras escolheram Sorocaba para progredir e ser feliz”, conclui o itaporanguense Helio Godoy.

Notícias relacionadas