Itararé: após assistir palestra sobre o tema, 27 estudantes relataram ter passado por possíveis caso de abuso sexual

Crianças foram encaminhadas para escuta especializada

A maior arma contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é a informação. E foi pensando nisso que a Prefeitura de Itararé (SP), por meio da parceria entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e de Educação, promoveu, durante o mês de maio, palestras sobre o tema nas escolas na Rede Municipal de Ensino.

E a ação, que contemplou cerca de 1.700 crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, gerou resultados: durante a contação de história do livro ‘Não me toca, seu boboca!’, de Andrea Viviana Taubman, 27 estudantes, de diversas escolas e faixas etárias, relataram terem passado por situações que caracterizavam abuso.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Felipe Johnson, todos os casos foram encaminhados para o Conselho Tutelar. “Uma vez constatado real caso de violação de direitos, essas crianças foram encaminhadas para escuta especializada para garantir o bem-estar e a segurança de cada um”, destaca.

Palestras – As palestras nas escolas aconteceram no período de 19 a 26 de maio, como parte das ações do Maio Laranja.

Cada grupo, formado pelas técnicas dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Centenário e Novo Horizonte e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), contou também com a presença de uma psicóloga, para garantir um melhor atendimento e acolhimento à criança, em caso de necessidade.

Através da história da coelha Ritoca, do livro ‘Não me toca, seu boboca!’, as palestrantes abordaram, de maneira lúdica, o que é a situação de violência sexual e o que fazer para evitá-la.

Maio Laranja – 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Denúncias – Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie! As denúncias podem ser feitas a qualquer uma dessas instituições de forma totalmente anônima:
• Conselho Tutelar de Itararé
Telefone (15) 3532-4545
Celular/Plantão (15) 99606-3555
• Disque 100
• Polícia Militar – 190
• Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé
Telefone 153 ou (15) 3531-2120
•Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Itararé
Telefone (15) 3532-2011
• Crimes na web
https://new.safernet.org.br/denuncie.

Notícias relacionadas