Itararé: Associação Cânions paulista realiza oficina para ampliar participação social na elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica e Cerrado locais

Na última quarta-feira (25), aconteceu 1ª Oficina Participativa do Plano Municipal da Mata Atlântica e Cerrado de Itararé (PMMA). O encontro se deu nas dependências da Associação Comercial Industrial Itararé e reuniu populares, técnicos, estudantes, conselheiros de meio ambiente, representante do sindicato dos trabalhadores rurais, vereador, coordenadores e secretários municipais, para debater, incrementar e validar documentos elaborados pela equipe técnica, com o intuito principal de ampliar a participação social na elaboração do PMMA.

Foram apresentados e discutidos: fundamentos, objetivos principais e específicos e a importância da ampliação na participação de outros atores e representantes dos vários setores econômicos e sociais do município.

Foi promovida aplicação do questionário base disponibilizado pela SOS Mata Atlântica para reflexões e respostas sobre as mudanças climáticas: como são percebidas, quais seus efeitos adversos, quais atividades e setores econômicos são mais prejudicados, como ações pontuais e locais podem minimizar os problemas.

A análise estratégica prévia optou por dividir o território itarareense em dois setores distintos, em função de suas peculiaridades: geologia, solos, altitudes, clima e ocupações predominantes. Foram delineadas propostas de diagnósticos e tarefas a serem desenvolvidas para conservação dos recursos naturais e redução dos efeitos nocivos das mudanças no clima.

Apresentado e incrementado com mais apontamentos o mapa de atores locais indicados a compor o grupo de trabalho participativo, que terá papel fundamental na ampliação do entendimento das demandas dos diferentes grupos sociais, com a expectativa de que se sintam acolhidos e atendidos durante o apontamento das ações prioritárias PMMA.

O Plano de Trabalho PMMA, que delineia o cronograma de atividades, foi considerado como satisfatório por todos os presentes e sugerida uma assembleia extraordinária do COMDEMA, para que todos os conselheiros tenham ciência do atual status do PMMA Itararé.

Brevemente serão disponibilizados os documentos compilados com adição das contribuições dos participantes da oficina, a quem agradecemos pelo empenho e disposição. A construção coletiva do PMMA segue a partir de agora com a fase diagnósticos, contando com contribuições adicionais das pessoas que já se voluntariaram a compor o grupo de trabalho participativo – sempre aberto a novas adesões.
Sobre a Associação Cânions Paulistas

A Associação Cânions Paulistas é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida nos municípios do sudoeste paulista por meio de projetos e ações educativas para o meio ambiente, cultura e espaço público que potencializem o desenvolvimento humano e econômico sustentável da região, promovendo a biodiversidade, o acesso aos bens de valor histórico-artístico e a infraestrutura social urbana.

Siga a Cânions no Facebook e Instagram @canionspaulistas
Entre em contato pelo WhatsApp +55 (15) 9 9649-5080
Acesse nosso site www.canionspaulistas.org.br

Notícias relacionadas