Itararé cria nova secretaria e já nomeia dirigente para a pasta

Marcus01fotoRua Conego Cizenamdo e Rua Major Queiroz - Q700-02

E mais: Depois de recuperada Estrada Santa Cruz dos Lopes apresenta problemas, mas empreiteira garante reparos; Prefeitura diz que asfaltamento da São Pedro acontecerá dentro do projeto de reurbanização da Secretaria de Desenvolvimento e deputado Jorge Tadeu garante emenda de R$ 530 mil para obras de infraestrutura no município.

Preocupado com o desenvolvimento da área da Indústria e Comércio de Itararé, o prefeito Cesar Perucio criou uma nova Secretaria. Trata-se da Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendedorismo, que terá em seu comando o administrador de empresas e professor universitário, Marcus Vinícius Pereira Gonçalves.
   
Marcus possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1992). Além disso possui MBA em Gestão Ambiental e Controle da Qualidade pelas Faculdades Integradas de Itararé e Mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí.
   
Atualmente ele é professor titular e coordenador dos cursos de Graduação em Administração Geral e de Administração com Habilitação em Agronegócios das Faculdades Integradas de Itararé. Também ministra aulas em cursos de Pós-Graduação na área de Gestão.
   
De 1996 a 2003, na condição de franqueado, empreendeu a abertura da Unidade Fisk de Ensino de Idiomas na cidade de Ponta Grossa-PR. Além de ministrar aulas de Língua Inglesa, era responsável pelas atividades administrativas da escola, com ênfase nas áreas comercial e de recrutamento, seleção e capacitação de recursos humanos. A partir do ano de 1998, foi responsável pelos cursos de inglês In Company para grupos em empresas como Copel, Sanepar, Banco do Brasil, HSBC entre outros.
   
“Com esta nova secretaria e o professor Marcus Vinícius resolveremos parte dos problemas encontrados na área industrial e do comércio de Itararé. Este setor precisa de pessoas com conhecimento necessário para ajudar nosso município a fortalecer as indústrias que já estão aqui e a trazer novos empresários para gerar emprego em Itararé. Na parte do comércio o professor também dará uma nova visão de mercado e organizará melhor as parcerias SENAI e SEBRAE que tem ajudado a preparar melhor nossos trabalhadores”, disse o prefeito Cesar Perucio na reunião de boas vindas ao novo Secretário.
   
Marcus Vinícius por sua vez, agradeceu as palavras do prefeito e a confiança nele depositada e ressaltou: “É um trabalho teórico num primeiro momento, pois precisamos levantar dados a respeito da situação industrial e comercial de Itararé, para num segundo momento traçarmos as ações para alavancar e potencializar novos investimentos no município. Estarei realizando algumas reuniões com os setores no decorrer da semana e irei estruturar esta nova Secretaria o mais rápido possível para que possa trazer resultados em curto espaço de tempo”, finalizou.

Depois de recuperada, estrada Santa Cruz dos Lopes apresentou problemas, mas a administração conseguiu que empreiteira faça os reparos

 

A vicinal que liga o Bairro do Cerrado ao de Santa Cruz dos Lopes, que foi totalmente reconstruída pela empresa Maqterra da cidade de Santos e com filial em Taquarituba, teve seu início no final de 2009 e término no mês de março de 2011.
   
Na ocasião, o prefeito Cesar Perucio vistoriou a obra e não concordou com a qualidade dos serviços que já apresentavam problemas em diversos pontos com o aparecimento de bolhas que proporcionavam o esfarelamento da pista, ocasionando diversos buracos.
   
Insatisfeito com isso, o prefeito Cesar Perucio, que não recebeu oficialmente os serviços encaminhou três ofícios ao D.E.R – Departamento de Estrada de Rodagem em Itapetininga, além de visitar pessoalmente a estatal cobrando providências o mais rápido possível. 
   
Após estes insistentes contatos e visitas ao DER – Departamento de Estrada de Rodagem em Itapetininga,  Perucio recebeu em seu gabinete na última quarta-feira (21), o diretor Jurídico da empreiteira, Sérgio Figueiredo Senhorini, que garantiu que até o próximo mês de abril a empresa estará refazendo todos os pontos da estrada que apresentaram problemas. “Já estamos em Itararé a partir de hoje avaliando todo o trecho comprometido e faremos o trabalho necessário para que a obra possa ser aceita pela atual administração e dada como finalizada pelo D.E.R.”.
   
“A presença do diretor da empreiteira demonstra a força do prefeito junto aos órgãos Estaduais e Federais na obtenção daquilo que é correto e justo para o município,  e que ele está atento e fiscalizando obras de grande importância, como esta Estrada de Santa Cruz, que beneficia agricultores e moradores daquele bairro. Mais do que nunca, o prefeito deseja que a população seja a primeira a ser beneficiada”, comentou o secretário de Desenvolvimento, Fábio Marcel Barreiro.
   
“Não foi fácil, mas através da nossa insistência e cobrança recebemos esta grande notícia de que a empreiteira estará resolvendo este problema da Estrada de Santa Cruz e melhorando as condições de transporte do nosso povo que utiliza esta via, e que muitas vezes até corria o risco de graves acidentes”, finalizou o prefeito Cesar Perucio.

Prefeitura diz que asfaltamento na Rua São Pedro acontecerá dentro do projeto de reurbanização da Secretaria de Desenvolvimento

Rua Conego Cizenamdo e Rua Major Queiroz - Q700-02   

“Quando o prefeito Luiz Cesar Perucio esteve reunido no dia 14 de setembro com o superintendente da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Ivan Sobral de Oliveira e toda a sua equipe de engenheiros, foi para avaliar o projeto desenvolvido pela Companhia para o possível asfaltamento da Rua São Pedro”, disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Fábio Marcel Barreiro.
   
“Em nenhum momento, o Prefeito aceitou o projeto da Sabesp, até porque vários estudos ainda teriam que ser realizados para que o mesmo pudesse ser assinado. Após esta reunião com o superintendente da Sabesp, nossa equipe avaliou a proposta e fomos categóricos em dizer que o mesmo não atendia as exigências técnicas necessárias para que fosse realizada a pavimentação.  Acontece que, alguns jornais se precipitaram em publicar o início do suposto asfaltamento que sequer havia sido aprovado. Os jornais confundiram o fato da Sabesp estar remanejando os 4.500 m de rede de água que foi proposto na reunião do Prefeito com o Superintendente”, salientou Fábio Barreiro.
   
Na oportunidade daquela reunião em setembro, o Superintendente da Sabesp disse que as tubulações existentes eram muito antigas e praticamente todas em ferro fundido, material utilizado há mais de sessenta anos e que devido a trepidação dos veículos, rompia-se com facilidade, além de estarem oxidadas ocasionando diversos problemas. Com esta obra a Sabesp estaria colocando tubos em pvc de alta resistência.
   
Fábio Barreiro disse ainda que o Prefeito afirmou que estaríamos dando um passo importante para a modernização da cidade, mas isto não significou que tudo estava aprovado. “Era e continua sendo uma vontade do Prefeito Cesar Perucio, mas não faremos nada sem analisarmos os prós e contras de uma obra tão importante”, salientou Fábio que disse, “nós já tínhamos desde o início da atual administração um projeto que previa uma reurbanização da Rua São Pedro e não somente o seu asfaltamento. Este projeto possui remoção de guias e de pedras, execução de guias extrusadas, padronização das calçadas em pavers, passagem de pedestres, plantio de grama, execução de rampas (estes três últimos itens conforme TAC firmado junto ao Ministério Público), pintura de faixas de pedestres, pintura de rampa diferenciada, piso de concreto para acessibilidade, avanço e estrangulamento do trânsito nas esquinas e finalmente a pavimentação asfáltica em CBUQ. Toda esta reurbanização está orçada em mais de R$ 3 milhões e caso consigamos recursos para isto, esta obra está prevista da Rua Santos Dumont (próximo a Santa Casa) até a Rua Antônio José Luciano de Melo”.

Com relação à polêmica gerada sobre a pavimentação ou não da Rua São Pedro, o Secretário de Desenvolvimento, Fábio Barreiro disse que infelizmente muitos se aproveitam de uma determinada situação ou fato para tentar prejudicar a atual administração. “Quando a atual administração decidir em realizar o projeto de reurbanização da Rua São Pedro, a mesma fará uma consulta prévia sobre a obra e apresentará o projeto para discussão. Todo o movimento contrário foi em vão, até porque não havíamos decidido nada. Após Várias reuniões resolvemos aplicar os recursos do cumprimento do acordo Prefeitura/Sabesp/Ministério Público nas ruas da Vila Santa Terezinha. A partir desta semana os serviços terão início naquele bairro e estaremos beneficiando os moradores que ainda não possuem ruas asfaltadas”, informou Fábio.
   
“A nossa administração vinha sendo muito criticada com relação a Rua São Pedro sem motivo, pois não tínhamos aprovado nada ainda. Asfaltar a Rua São Pedro ainda é uma grande vontade minha e se Deus quiser nós iremos fazer, mas tudo em cima de estudos e de uma forma que a obra agrade à todos, prova disso é o projeto que o nosso pessoal desenvolveu e que prevê asfalto para os que pensam de maneira moderna e paralelepípedo para os que querem deixar algo da história ainda presente. A decisão de fazermos o asfalto na Vila Santa Terezinha não aconteceu por pressão de uma ou de outra pessoa, mas por uma vontade nossa de atender aquele bairro e através dos estudos que fizemos que diziam que o asfalto proposto pela Sabesp não iria satisfazer plenamente o projeto.  Vamos fazer ainda muitas coisas boas por Itararé, é só a nossa população continuar acreditando em nossa administração e não se deixar levar pela oposição que a todo momento tenta atrapalhar o nosso trabalho. Obrigado à todos que nos apoiam e tenham a certeza de que estamos fazendo tudo para o crescimento de nossa cidade”, encerrou o Prefeito Cesar Perucio.

      

Infraestrutura: Município é contemplado com emenda parlarmentar de R$ 530 mil do deputado Jorge Tadeu

 
fotoNa semana passada o prefeito Cesar Perucio esteve em Brasília em busca de recursos para o município e obteve êxito ao ser recebido pessoalmente pelo deputado federal Jorge Tadeu Mudalem (DEM-SP), que deu a boa notícia ao prefeito, informando que uma emenda no valor de R$ 530 mil reais havia sido liberada para Itararé.

Perucio agradeceu o empenho do deputado, sua parceria e compromisso com o município de Itararé.
   
Segundo ele, essa emenda possibilitará o término das obras na Vila Osório, principalmente a Rua Itaporanga que terá a recuperação asfáltica tão desejada por todos. Além disso, outras ruas receberão a tão sonhada melhoria; trechos da Rua Augusto do Amaral, Amazonas Ribas, Dom José Carlos Aguirre, João Sguário, João Ghizzi, José de Lima, Rubens Lobo Ribeiro, Manoel Caetano Martins, Treze de Maio, Nove de Julho, Major Salvador Rufino, Prudente de Moraes, José Rolim Sobrinho, João Mariano Ribas, Alberto Queiroz Fiuza, João A. Tibúrcio, Brotero de Almeida e Maria Santos Bessa.
   
Todas estas ruas, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento já passaram pelo processo de análise pela Caixa Econômica Federal/GIDUR-Sorocaba e já foram vistoriadas e liberadas para a autorização do processo licitatório com a previsão de início dos serviços para o mês de junho.
   
O prefeito fez questão de salientar o trabalho do deputado Jorge Tadeu e elogiou a postura do mesmo que, segundo ele, tem sido um “verdadeiro amigo não somente de Itararé, mas de todos os municípios da região, já que não olha para as cores partidárias dos prefeitos e sim para as necessidades da população de cada uma destas cidades”.
   
Na ocasião o prefeito aproveitou sua estada em Brasília para protocolar outras solicitações já antes acordadas com outros parlamentares, entre eles, Missionário Olimpio (PP), Eli Correa Filho (DEM), deputado estadual Antônio Salim Curiati(PP), Carlos Bezerra Jr. (PSDB), Estevam Galvam (DEM), João Caramez (PSDB), Carlos Cesar (PSB), André Soares (DEM), Edmir Chedid (DEM), Vanessa Damo (PMDB), Edson Giriboni que ficaram sensíveis as solicitações feitas pelo prefeito Cesar Perucio.
   
Perucio voltou de Brasília muito otimista na certeza do dever cumprido e no aguardo nos próximos dias das liberações das demais emendas, que com certeza serão de suma importância para os munícipes de Itararé. (Com a Assessoria de Imprensa)

Notícias relacionadas