Itararé: entronização da imagem da Santa da Barreira reúne cerca de 600 pessoas no Parque Ecológico

entro02O Parque Ecológico Gruta da Barreira foi palco, no último domingo, dia 26 de maio, da cerimônia de entronização da santa Nossa Senhora de Lourdes, na gruta. O evento reuniu aproximadamente 600 pessoas no local. Desde as 9 horas da manhã, atiradores do Tiro de Guerra 02-017 e componentes da Guarda Civil Municipal já estavam prestando auxílio

à população que chegava à Barreira. Às 10h30, após o Hino Nacional, entoado pelo professor Aristeu Adão Duarte, autoridades civis, militares e demais presentes, acompanharam a missa celebrada pelo pároco de Itararé, padre Nei.

“Esse é um momento histórico e de fé para os itarareenses”, apontou o mestre de cerimônias do evento, guarda municipal, Alisson Rivelli.

Para o coordenador de Turismo, Edilson José Moraes, responsável pela revitalização do Parque e pelo evento de entronização, esse foi um momento que ficará marcado em sua vida. “Um sonho que se transformou em realidade. Essa ação só foi possível com a colaboração da Prefeitura Municipal de Itararé”, disse o coordenador.

Moraes relembrou o início dos trabalhos, em janeiro deste ano e agradeceu a participação de pessoas de diversos segmentos da sociedade itarareense, dando destaque ao apoio da prefeita Cristina Ghizzi; de toda a equipe da Coordenadoria de Turismo; das Secretarias de Serviços Municipais, Defesa Social, Meio Ambiente e Agricultura, através dos seus funcionários; da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes; da colaboração do Tiro de Guerra e da Guarda Civil Municipal e dos participantes do grupo ’28 de agosto, 100% Itararé’.

entro04De acordo com a prefeita Cristina Ghizzi, foi emocionante poder devolver aos católicos a imagem de Nossa Senhora de Loudes. “Elencamos o Parque Ecológico Gruta da Barreira, como sendo uma das nossas prioridades e hoje estamos entregando o local revitalizado para a população do município e para os visitantes da região e de outras localidades”, discursou a chefe do Executivo. Para encerrar, a prefeita relembrou a importância histórica do local e enfatizou: “A Barreira faz parte da nossa história. Faz parte das nossas vidas”.

entro01Para o padre Nei, responsável pela Paróquia N.S. Conceição, a importância da entronização da imagem, é um estímulo para que os cristãos possam exercitar a fé um um ambiente natural. “Penso que todos os ambientes onde as pessoas possam experimentar e exercitar a sua fé, tem grande importância. Então, em um ambiente tão natural como o Parque da Barreira para expressar a devoção é extremamente relevante. Isso alimenta e fortalece a religiosidade do povo”, comentou o religioso.

O pároco destacou ainda a importância do local como um ponto de turismo religioso. “Acredito que com esse ato a Barreira, com o tempo, se transforme em um pólo nesse segmento, uma vez que o há potencial para isso”, concluiu Pe. Nei.

O coordenador de Turismo informa que os trabalhos no local continuarão ocorrendo e que ainda há muitos planos a serem viabilizados.

Após a missa, autoridades civis e parte da comunidade católica, acompanharam, na Gruta, um pequeno ato simbólico para a celebrar a entronização da imagem. O coral Santo Antônio, sob a regência do maestro Elcir Melo, acompanhou este momento. (Da Assessoria de Imprensa da P.M.I)

entro06entro07

Notícias relacionadas