Itararé está alerta para uma possível epidemia de dengue

Com casos de Dengue Tipo 4, a Secretaria de Saúde de Itararé, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica realizou na tarde desta quarta-feira(9), uma reunião para debater uma possível epidemia de dengue no município. De acordo com Paulo Ribeiro da Silva, representante da Superintendência do Controle de Endemias (SUCEN), da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Itararé já possui casos de Dengue Tipo 4.

O que é Dengue Tipo 4?
O avanço do vírus tipo 4 da dengue pelo Brasil é uma ameaça à saúde pública. Não pelo vírus em si, que não é mais nem menos perigoso que os tipos 1, 2 e 3, mas pela entrada em ação de mais uma variação do micro organismo.

Conforme a Organização de Saúde (OMS), existem quatro tipos do vírus da dengue: O DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. Esses vírus causam os mesmos sintomas. A diferença é que, cada vez que você pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele. Ou seja, na vida, a pessoa só pode ter dengue quatro vezes. A explicação do problema provocado pelo vírus 4 está no sistema imunológico do corpo humano. Quem já teve dengue causada por um tipo do vírus não registra um novo episódio da doença com o mesmo tipo. Ou seja, quem já teve dengue devido ao tipo 1 só pode ter novamente se ela for causada pelos tipos 2, 3 ou 4.

Caso ocorra um segundo episódio da dengue, os sintomas se manifestam com mais severidade. Esta reação exagerada do sistema imunológico pode causar inflamações e, por isso, aumenta o risco de lesões nos vasos sanguíneos, o que levaria à dengue hemorrágica. Um terceiro episódio poderia ser ainda mais grave, e um quarto seria mais perigoso que o terceiro.

A Vigilância Epidemiológica e a SUCEN alertam: “A dengue pode matar” e a população deve estar atenta e colaborativa, para que não se multipliquem os focos, tomando os cuidados básicos.

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo disponibiliza em seu sistema o “Guia Básico da Dengue”, onde são encontradas todas as informações necessárias para prevenção e combate à transmissão do vírus que pode ser acessado através do link:  (Com a assessoria de imprensa da PMI):  http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/cidadao/orientacao/guia_basico_de_dengue_.pdf

Notícias relacionadas