Itararé forma primeira turma do Curso Básico de Monitores Ambientais em Ecoturismo

Cerimônia aconteceu no dia 21 de dezembro – Com o objetivo de atender uma demanda regional e fomentar as atividades turísticas no município e na região, a Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Coordenadoria Municipal de Cultura, formou a primeira turma do Curso Básico de Monitores Ambientais em Ecoturismo.

A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no dia 21 de dezembro, na base da Guarda Civil Municipal (GCM) e contou com a presença do prefeito Heliton do Valle; do coordenador municipal de Cultura e idealizador do curso, Alisson Rivéli e do secretário municipal de Governo, Felipe Johnson.

Os formandos participaram das aulas realizadas aos finais de semana, com início no dia 06 de novembro e término em 11 de dezembro. Os encontros foram compostos por aulas teóricas, sobre os temas: introdução ao turismo; recepção e hospitalidade ao turista; noções de primeiros socorros e sobrevivência; conhecimentos de mídias sociais e marketing; introdução à fotografia; inglês básico para turismo; empreendedorismo; conhecimentos sobre geografia e meio ambiente, e ainda, manifestos culturais e acervo.

Compondo a grade do curso, os participantes realizaram também visitas técnicas aos pontos turísticos do município e da região. Dentre os locais visitados, estão: as cachoeiras em Sengés (PR); a Estância Vale do Paraíso, Pedra da Galinha e Bom Sucesso de Itararé (SP); Cânion do Jaguaricatú, Parque da Barreira e Morro Chato; Serra da Lumber, Ventania e Morro dos Cristais, além da visita a hotéis e restaurantes da cidade.

Para o prefeito, a formação de profissionais é um importante passo para oferecer atividades seguras e proveitosas para os turistas. “O turismo exige responsabilidade. Além do conhecimento técnico sobre os riscos eminentes de cada local, é fundamental contar com monitores que respeitem e preservem o meio ambiente”, comenta.

Notícias relacionadas