Itararé: Heliton do Valle recepciona prefeitos da região em encontro sobre a Frente de Fortalecimento do Circuito Turístico dos Cânions

Reunião contou com a presença de especialistas e pesquisadores do setor – O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, recepcionou, nesta quarta-feira (15), representantes dos municípios de Itapeva (SP), Nova Campina (SP) e Bom Sucesso de Itararé (SP) para dar seguimento a Frente de Fortalecimento do Circuito Turístico dos Cânions.

O evento contou também com a participação dos pesquisadores da Fundação Florestal e Instituto Geológico e teve como principal objetivo apresentar o projeto aos prefeitos e alinhar os próximos passos para a criação da Área de Preservação Ambiental (APA).

Conforme o coordenador municipal de Turismo, Edilson Moraes, os especialistas estão desenvolvendo um estudo, através do mapeamento das serras, morros e cânions, que beneficiará não somente a preservação da fauna e flora, como também o setor de turismo ecológico.

Para o prefeito, é importante que os municípios trabalhem em conjunto em prol do desenvolvimento e proteção dos recursos naturais da região. “Estamos localizados em uma área de natureza rica e exuberante. Com a criação de uma APA, não somente protegeremos nossas reservas ambientais como também garantiremos a perpetuação de nossos principais pontos turísticos”, destaca.

Frente de Fortalecimento do Circuito Turístico dos Cânions – A iniciativa teve início em maio de 2018, quando o prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, agendou uma reunião para discutir o assunto com o então secretário estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin. Na oportunidade, criaram a Frente de Fortalecimento do Circuito Turístico dos Cânions. Participam dessa Frente o prefeito de Itapeva (SP), Luiz Cavani; Bom Sucesso de Itararé (SP), Luiz Humberto; Nova Campina (SP), Josi do Eliel; e Itararé (SP), Heliton do Valle.

O trabalho – Itararé pleiteia o uso da Estação Experimental – Fazenda Ventania para a visitação turística e atividades de educação ambiental. A área possui mirantes na Serra da Lumber na divisa com Bom Sucesso de Itararé.

Cronograma – Os técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente realizaram visitas pela região do dia 13 a 14 de maio. Visitam o Cânion do Pirituba, cachoeira Palmito Mole, o afloramento de contato Furnas e o relevo ruiniforme (pedras do Camelo e Galinha), passaram pela Serra do Macaco, além da Gruta da Barreira, cachoeira Véu da Noiva e do Segredo, Serra da Ventania e a Serra do Lumber. (Da ASCOM | Prefeitura de Itararé-SP)

Notícias relacionadas