Itararé: Nutrição orienta merendeiras da rede municipal

pal01reutassinariSPU

E mais: Secretário de Habitação reivindica repasse das áreas da FEPASA; Secretário de Defesa Social se reúne com deputado Ulysses Tassinari; Palestra reúne educadores da rede pública de ensino, e Notícias da Guarda Civil Municipal(furto de veículo e porte de entorpecente/dano) 

Equipe de nutrição de Itararé orienta merendeiras da rede municipal de ensino

Preocupados em sempre oferecer uma maior qualidade na alimentação oferecida nas escolas municipais, o setor de Nutrição da Prefeitura de Itararé, está acompanhando o desenvolvimento dos afazeres nos estabelecimentos de ensino.

No fim de abril, a nutricionista Mariah Nogueira Ghizzi Pereira, se reuniu com as merendeiras das unidades escolares do município, no intuito de orientá-las e capacitá-las para o desenvolvimento dos seus ofícios.

Nesse encontro foram reforçados os conhecimentos referentes ao controle e disposição do estoque para utilização funcional dos alimentos; o aproveitamento adequado e sem perdas, com atenção para o prazo de validade de modo a oferecer sempre alimentos frescos e saudáveis. Mariah também abordou aspectos referentes a higienização do ambiente em que o alimento é preparado bem como a manipulação correta para evitar qualquer contágio.

Além da abordagem de assuntos importantes para com a qualidade da alimentação escolar ofertada, o encontro também serviu para comemorar o mês das merendeiras com sorteios de brindes, valorizando a importância dessas profissionais.

“Essa reunião contou com a presença das alunas do curso de Técnico em Nutrição e Dietética do ETEC, Adriana Paulino e Francine Almeida Camargo. Isso contribuiu para levar conhecimentos sobre a soja e seus benefícios na alimentação, uma vez que esse grão será incluso na merenda escolar”, disse a chefe do setor de Nutrição, Camila Rodrigues Schandler.
“A equipe de Nutrição acompanha, orienta e garante um cardápio que atenda as necessidades dos alunos, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos estudantes, promovendo a formação de hábitos alimentares saudáveis”, completou Mariah.

 

Secretário de Habitação reivindica repasse das áreas da FEPASA  SPU

No fim do último mês, o secretário de Habitação e Meio Ambiente de Itararé, Antônio Robson Ferreira e parte da sua equipe, estiveram na sede da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), para tratar da questão do repasse das áreas da FEPASA /RFFSA para o município.

Na ocasião, os representantes de Itararé reuniram-se com a superintendente do SPU, Ana Lúcia dos Anjos. Durante a reunião foi explicada a situação dessas áreas em nossa cidade e do interesse da municipalidade pelos mesmos, tendo em vista a localização central e possibilidade do espaço ser utilizado na ampliação da oferta habitacional.

De acordo com o secretário, há o interesse da União em repassar as áreas para o município. “Ficou clara a disposição da União em estabelecer uma agenda de trabalho com a finalidade de no futuro, fazer o repasse para a nossa cidade. A superintendente nos deixou claro que na eventualidade de haver, em algum momento, qualquer tentativa de ocupação da área, a SPU haverá por parte do referido Órgão, a tomada imediata das ações cabíveis. Assim estabeleceu-se uma ponte entre as entidades Prefeitura Municipal de Itararé e a referida entidade para resolver uma questão que há algum tempo necessita de uma resposta”, declarou Ferreira.
“Constatamos também que as cidades que demonstram interesse, tem prioridade na agilidade dos processos. Para isso, há a necessidade da elaboração de projetos para que o processo seja iniciado”, finalizou Antônio Robson Ferreira.

Secretário de Defesa Social se reúne com deputado Ulysses Tassinari

reutassinari

O secretário de Defesa Social, Gustavo Jansson, o presidente da Câmara Municipal de Itararé, José Aparecido dos Santos e o comandante da Guarda Civil Municipal, César Antunes de Souza, estiveram no dia 6 de maio em audiência com o deputado estadual, Ulysses Tassinari, na cidade de Itapeva.

O motivo da viagem foi apresentar ao deputado, os trabalhos desenvolvidos pela GCM de Itararé e mostrar a necessidade de verbas para novas viaturas e materiais táticos necessários para o bom andamento das ações desenvolvidas pelos guardas prol da população do município.

Conforme o secretário Jansson, o deputado se sensibilizou com os motivos apresentados e comprometeu-se em agendar uma audiência com o secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Fernando Grella, para que os pedidos sejam prontamente atendidos. “Tassinari prometeu interceder junto à Casa Civil do Estado, para auxiliar na regularização dos trâmites burocráticos para a regularização do terreno onde se encontra a antiga Estação Ferroviária e o Centro de Eventos para que o governo estadual passe definitivamente a posse legal para a Prefeitura Municipal de Itararé, liberando assim, as condições necessárias para que a administração possa realizar benfeitorias no local para o benefício de nossa população”, disse Gustavo.

Palestra reúne educadores da rede pública de ensino

pal01 
A Secretaria de Educação de Itararé, apoiou no último dia três de maio, a palestra ‘Argumentação em Sala de Aula e Alfabetização Científica’, ministrada pela Prof. Drª. Lúcia Helena Sasseron, da Universidade de São Paulo (USP). O evento ocorreu no auditório Newton Marques, das Faculdades Integradas de Itararé e foi promovido pela Diretoria de Ensino – região de Itararé.

A palestra faz parte do Programa Ciências da Natureza, da Faculdade de Educação da USP e destacou aos educadores presentes no auditório, a importância de discutir em sala de aula, problemas envolvendo fenômenos naturais e as implicações que o conhecimento destes pode acarretar à sociedade e ao ambiente. “Pensar em ciências da natureza, é pensar em situações que estão no nosso dia a dia. É dar condições para que o aluno entenda as coisas que acontecem no seu cotidiano e saiba de alguma maneira se posicionar sobre ele, ou seja, o discente precisa a reconhecer que a natureza é parte da vida dele e que deve preservá-la e também fazer uso dela durante a sua vida”, enfatizou a palestrante.

O evento foi voltado para os professores e diretores da rede pública de ensino.

 

Notícias da Guarda Civil Municipal

Furto de veículo – No dia 27 de Abril, por volta das 22:35 horas, um cidadão estacionou seu veículo VW/ GOL cor bege, Placa BQX2418, na Avenida Joaquim Dias Tatit, próximo a Escola Estadual Heitor Guimarães Côrtes. O cidadão adentrou em um Clube esportivo particular e permaneceu por la por um longo período. Quando saiu e foi apanhar seu veículo, percebeu que este havia sido furtado. A GCM foi acionada, compareceu ao local, realizou buscas pela cidade, porém o veículo não foi localizado. A vítima foi encaminhada a delegacia de Polícia para registro da ocorrência.

Porte de entorpecente/dano – No dia 05 de Maio, por volta das 02:50 horas, uma Guarnição da Guarda Civil Municipal durante Policiamento Preventivo pelas proximidades da praça Cel. Jordão, avistou na Rua Cônego Sizenando, esquina com a Rua 24 de Outubro, três jovens em atitudes suspeitas. Ao realizar abordagem, foi localizada 03 porções de Erva esverdeada semelhante a maconha. Durante a detenção houve resistência, causando dano na porta da viatura. Os envolvidos foram conduzidos ao Plantão policial para registro da ocorrência. O conselho tutelar foi acionado, devido a um dos envolvidos ser adolescente.

Notícias relacionadas