Itararé: Pedra Branca recebe a Prefeitura Itinerante

Itararé Pedra Branca2Anexo sem título 00062form00<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>ju02

E mais: Guarda Civil Municipal, ocorrências atendidas; Secretário visita GCM de Guarulhos; Cidade é representada com 35 judocas em torneio aberto realizado em Angatuba; Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Itararé promove 1º concurso de Miss; Fundo Social de Itararé promove passeio ciclístico;

Município revindica melhorias para a agricultura local; Secretaria de Educação inicia o PROMEA; Ação Social comemora Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; 5ª Conferência Municipal das Cidades acontece no próximo dia 28 e Curso de Qualificação Profissional Costureiro de Máquina Reta e Overloque forma sua 1ª turma

Itararé: Pedra Branca recebe a Prefeitura Itinerante

No último dia 11 de maio, o Distrito de Pedra Branca recebeu a segunda edição da Prefeitura Itinerante. Parte dos núcleos administrativos das secretarias e coordenadorias deslocaram suas equipes para a Escola Municipal Messias Sodré, a fim de prestar assistência e serviços para a população daquela localidade.

A Secretaria de Serviços Municipais iniciou seus trabalhos duas semanas antes do evento  acontecer. De acordo com o secretário Carlos Roberto Demétrio, todas as ruas do bairro passaram por manutenção. “Enviamos nossa equipe para atender esse pedido há muito clamado pelos que lá residem”, destacou. Demétrio comentou que a sua pasta realizou também ações na ponte e na tubulação de Pedra Branca.

Com o intuito de levar maiores informações sobre benefícios aos moradores da zona rural, a Secretaria de Agricultura ofereceu os serviços da unidade móvel do Poupa Tempo Rural, através da orientação para adesão a programas como linhas de crédito, financiamento e seguro rural, informações sobre cursos, entre outros.

O secretário José Roberto Cogo prestou assistência em relação às informações pertinentes ao Casas Rurais, do Programa Nacional de Habitação Rural (PNRH). A senhora Eva Souto, uma das contempladas com o programa, estava muito contente. “A ansiedade para ter a minha casa é muito grande. O sonho de toda uma vida”, observou.
“Durante o evento, informamos para os moradores, que a Secretaria de Agricultura juntamente com a Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (COOPERHAF), estão autorizadas a receber a documentação a ser analisada pela Caixa Econômica. Os beneficiários serão agricultores familiares, trabalhadores rurais assalariados ou diaristas inscritos para a contemplação do programa”, disse o secretário José Roberto Cogo.

Serviços da área da estética foram oferecidos pela Secretaria de Ação Social, através de cortes de cabelo e manicure. De acordo com dados obtidos pelo setor, ao todo foram 120 ações dessa natureza. “A acolhida nos bairros tem sido cada vez melhor. Na Pedra Branca, a Ação Social realizou seis atendimentos do programa Bolsa Família e outros três que entram na categoria de diversos”, explicou Sueli Moraes, secretária da pasta. Ainda de acordo com Sueli, há o interesses de levar cursos de capacitação para as mulheres do bairro.

A secretaria de Educação levou a estrutura de sala de leitura para as crianças, oferecendo livros de contos e literatura infanto-juvenil.

A Secretaria Municipal de Saúde foi um órgão que movimentou a Prefeitura Itinerante, levando aos moradores serviços de aferição de pressão e de índice de massa corpórea, além de testes de glicemia e avaliação visual. Segundo a enfermeira Kamille Maria de Almeida, foram realizados aproximadamente 80 testes glicêmicos e 52 pessoas passaram para saber das suas condições visuais. Conforme o técnico ótico, Raul Sardela, dessas, 25 apresentaram algum problema na visão e 5 possuem um quadro que necessita de tratamento.

A Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, prestou para a comunidade os trabalhos no combate da Dengue. O supervisor de campo, Edemar Rodrigues, informa que a sua equipe encontrou seis pontos de foco e as amostras foram enviadas para análise e no prazo de três dias o setor receberá o resultado.

A secretária de Saúde, Juliana Tagliatela comunicou para os presentes no evento, a conquista do transporte para atendimento dentário no Distrito do Cerrado. De acordo com a secretária, a condução sairá às terças-feiras, às 18h. Outra novidade apresentada por Tagliatela, foi a Casa de Apoio para que os moradores da zona rural que necessitam de tratamento médico em outras cidades, possam usufruir. A administração de Itararé, oferecerá dormitório até a chegada do horário para o paciente viajar. Juliana informa que esse serviço será prestado em breve, uma vez que tal ação precisa de processo licitatório e o mesmo já está em tramitação.

Já a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente procurou estabelecer uma relação mais próxima com a zona rural e também identificar as necessidades mais imediatas destas comunidades e assim estabelecer uma linha de ação mais efetiva. Membros da equipe da secretaria ouviram os presentes nas suas aspirações e necessidades nos temas relativos a pasta. “Nossa secretaria fez  doação de mudas aos presentes e também prestamos esclarecimentos acerca da Preservação Ambiental.”, contou o secretário, arquiteto Antônio Robson Ferreira.
Para Ferreira, o evento foi extremamente proveitoso por que faz com se tenha um perfil real das necessidades de cada comunidade em específico As coordenadorias de Cultura e Esportes propiciaram para as crianças e adolescentes do bairro um pouco de entretenimento através da Exposição de Fotografias Claro Jansson, Oficina de Argila, exibição de curtas infantis, apresentação musical de sertanejo raiz, treinos de basquete, futsal, badminton, damas, xadrez e um amistoso de futebol, onde as crianças dos pólos da Paulicéia, Vila sinhá e Jardim Alvorada se deslocaram até a Pedra Branca para realizar esta confraternização. “Levar a arte para o bairro da zona rural é apenas levar uma outra opção de atividade para as crianças. O trabalho com a argila é algo fácil de ser feito e a recepção dos alunos foi extremamente calorosa”, disse Lurdinha Benedito, artista plástica responsável pela a Oficina de Argila.

De acordo com a prefeita Cristina Ghizzi, o próximo local a sediar o Prefeitura Itinerante III, provavelmente será o Jardim Fronteira com data a ser definida.

Itararé Pedra BrancaItararé Pedra Branca1Itararé Pedra Branca2Itararé Pedra Branca3

 

Guarda Civil Municipal: ocorrências atendidas

Embriaguez ao volante – No dia 11 de maio, por volta das 16:30 horas, quando a Guarda Civil  Municipal realizava Policiamento Preventivo no Bairro Pedra Branca durante a realização do evento “ Prefeitura Itinerante”, percebeu que um condutor aparentemente embriagado, trafegava com seu veiculo, um Chevrolet Vectra, causando riscos aos moradores do bairro e aos visitantes. Foi realizada a abordagem onde o cidadão voluntariamente submeteu-se ao teste de alcoolmia, tendo o resultado de 0,90 mg/l. Sendo constatada a embriaguez , o cidadão teve seu veiculo apreendido e foi conduzido ao Plantão Policial, onde o Delegado de Plantão o autuou em flagrante.

Apreensão de veículo – No dia 11 de maio, por volta das 16:50, quando a Guarda Civil Municipal realizava Policiamento Preventivo no Bairro Pedra Branca durante a realização do evento “Prefeitura Itinerante”, recebeu uma denuncia de populares, de que dois rapazes que transitavam em uma motocicleta pela rua central, eram suspeitos de estarem traficando no Bairro. Diante da denuncia, uma equipe da GCM foi realizar a abordagem. Ao perceber que seria abordado, o condutor da motocicleta empreendeu fuga sentido Bairro do Rodeio. A viatura da GCM realizou o acompanhamento, sendo o condutor abordado próximo a Fazenda Canaã.

Durante a abordagem não foi encontrado o objeto da denuncia, porém foi constatado que o condutor não era habilitado e a moto estava com a documentação vencida desde o ano de 2006. A motocicleta foi recolhida e os suspeitos foram apresentados na Delegacia de Policia.

Desinteligência – No dia 12 de Maio, por volta das 07:30, a Guarda Civil Municipal foi acionada a comparecer na Vila Santa Terezinha, onde ocorria uma desinteligência. No local um dos envolvidos relatou a GCM, que havia achado um aparelho celular e o outro envolvido começou a agredí-lo para tomar posse do objeto. A Guarnição da GCM conduziu as partes a Delegacia de Policia, onde foi registrada a ocorrência e o celular foi apreendido.

<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>

Secretário visita GCM de Guarulhos

O secretário de Defesa Social de Itararé, Gustavo Jansson, esteve reunido com o superintendente da Polícia Rodoviária Federal de São Paulo, inspetor Márcio Pontes. O encontro aconteceu na cidade de Guarulhos.

Na ocasião foi possível conhecer toda a estrutura da Secretaria de Segurança Pública, com ênfase nas atividades da Guarda Municipal daquela localidade, sua base de comando, equipamentos da corporação, serviço de monitoramento de ruas e a escola de formação Para Jansson, conhecer a dinâmica de um outro pólo da GCM é de extrema relevância. “São experiências que podemos futuramente aplicar na base do nosso município”, apontou o secretário.

A viagem para Guarulhos ocorreu no dia 10 de maio. O secretário de Defesa Social esteve acompanhado do corregedor da GCM de Itararé, Luiz Eduardo Fiuza, dos guardas municipais, Josimar e Ribas; dos vereadores Pinguim e Marcos Vincenzi e do presidente da Câmara, Zeca da Cofesa.

 

Itararé é representada com 35 judocas em torneio aberto realizado em Angatuba

A equipe itarareense de judô esteve no último fim de semana em Angatuba, para participar de mais uma etapa do Torneio Aberto da Federação Paulista da categoria. A cidade esteve representada com uma delegação de 35 judocas e ficou em 4º colocado na classificação geral. Os atletas itarareenses conquistaram 11 medalhas de ouro, 6 de prata e 8 de bronze. A competição contou com a presença de 16 cidades e de aproximadamente 400 judocas.

ju02ju01ju03ju04

Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Itararé promove 1º concurso de Miss

A Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Centenário e o Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Itararé, promoveram o seu primeiro concurso de Miss.
O Miss Centro de Convivência da Pessoa Idosa, o evento ocorreu no anfiteatro Silvyo Machado.
O evento foi apresentado pelo professor Aristeu Adão Duarte e contou com a presença dos participantes do projeto, seus familiares e convidados.

O juri foi formado por membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Dilene Manoel Silveira, presidente do CMDI e representante da Secretaria de Ação Social; Juliana Campanelli, representante da Secretaria de Saúde; Gilson Antônio, do Lar São Vicente; Marcelo Félix Rodrigues, representante da Maçonaria; Julia Tereza Wolf Holtz, do VICC; Sueli de Souza Moraes, secretária de Ação Social e a prefeita Maria Cristina Carlos Magno Ghizzi.

Ao todo, o desfile contou com a participação de 25 candidatas que foram elegidas da seguinte forma:
. Miss Simpatia – Alcidina Aparecida dos Santos
. 2ª Princesa – Carmelina Azevedo
. 1ª Princesa – Celita Schneider
. Miss – Tereza Weiss

Os vestidos que as candidatas utilizaram durante o desfile foram emprestados por lojas do comércio local. O encerramento do evento foi marcado com dois números de Dança Sênior, uma dança específica com músicas mais curtas e movimentos mais leves criados especialmente para os idosos pela professora Mirela Casagrande Carlos dos Santos, e também pela apresentação de um vídeo em homenagem ao Dia das Mães.

DSC_0131DSC_0151

Fundo Social de Itararé promove passeio ciclístico

O Fundo Social de Solidariedade de Itararé, promoverá no próximo dia 19 de maio, o Passeio Ciclístico da Solidariedade. O evento acontecerá para ajudar as famílias que se encontram em risco social. “São os indivíduos que se encontram abaixo da linha da pobreza e que necessitam de agasalhos e alimentos”, completou a presidente da entidade, Célia Greczuk De Donno.

De acordo com Célia, a intenção é que com este ato, o Fundo Social possa atender aproximadamente 2 mil famílias. “Estamos esperando a contribuição e participação dos itarareenses. Para esse evento teremos o apoio da Prefeitura, órgãos municipais e também de empresas particulares”, apontou.

O Fundo Social de Solidariedade informa que para a Campanha do Agasalho, há 70 postos de arrecadação espalhados por toda a cidade. “Aquelas pessoas que quiserem fazer doação é só se dirigir à um desses postos e realizar a sua ação. Estamos recebendo agasalhos, cobertores e alimentos. Os pontos estão em escolas, repartições públicas, lojas e supermercados”, explicou Célia.

Os interessados em fazer a doação, também podem procurar a sede do Fundo Social de Solidariedade, localizada na rua Sete de Setembro, nº412, Jardim Claudina.

Itararé revindica melhorias para a agricultura local

monica agricultura

 
Na última semana, o secretário de Agricultura de Itararé José Roberto Cogo e sua equipe estiveram na cidade de Taquarivaí para uma reunião com a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônica Carneiro Bergamaschi.

A visita da secretária à Taquarivaí se deu pela inauguração dos trabalhos efetuados nas estradas rurais, referente ao Programa Melhor Caminho. Na oportunidade, José Roberto reivindicou algumas benfeitorias para Itararé. “Aproveitamos a vinda da Mônica e entregamos pedidos para solicitarr os programas Poupatempo do Produtor Rural, Hortialimento, Melhor Caminho e Cozinhalimento. O município tem grande potencial agrícola e temos que trabalhar com dedicação para trazermos benfeitorias nesse sentido para nossos agricultores”, concluiu o secretário de Agricultura.

Secretaria de Educação inicia o PROMEA

educam00

Na última semana, a Secretaria de Educação de Itararé, deu início ao Programa Municipal de Educação Ambiental (PROMEA). Para a ocasião foram convocados os coordenadores do ensino fundamental que serão os multiplicadores e responsáveis pelo acompanhamento das ações propostas para o corrente ano, dentro das unidades escolares. Na oportunidade, além dos direcionamentos pertinentes, todos puderam apreciar, do mirante, a paisagem do Vale do Corisco, reserva particular que fará parte desse Programa.

De acordo com informações da Secretaria, o público-alvo vai da 3º a 8ª série, ocorrendo as aulas de campo nas trilhas Tapixingui, Chuveirinho, Paineira e RPPN Vale do Corisco. “A proposta é o desenvolvimento de um programa educativo e lúdico através de atividades monitoradas aproveitando-se dos espaços e recursos naturais da região” salienta o responsável pelo programa Jefferson Camargo.

O tema deste ano é a poluição das águas buscando o redirecionamento do olhar dos educandos quanto aos corpos hídricos do município, os córregos e rios como habitat de uma importante parcela da fauna aquática. A temática foi escolhida pelo fato de encontrar-se em fase de conclusão a Estação de Tratamento de Esgoto de Itararé, sendo necessária a sensibilização da população quanto a conservação dos recursos hídricos visto que, para que a conservação seja completa, não deverá ocorrer o descarte de resíduos sólidos e orgânicos pelos moradores como, infelizmente, ainda é hábito comum. “O PROMEA vem complementar o trabalho já realizado dentro das salas de aula”, destacou a secretária de Educação, Maria Aparecida Damásio.

educam01

Ação Social comemora Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Anexo sem título 00062

A Secretaria de Ação Social de Itararé, em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece no dia 18 de maio, realizou atividades recreativas na tarde dessa sexta-feira, dia 17, na Praça São Pedro.

A concentração das atividades começaram na Praça Adhemar de Barros, às 14h. Em seguida seguiram com uma passeata pela rua São Pedro, até a chegada na praça que sedia o evento.
“As atividades realizadas pela Secretaria de Ação Social envolveu o Projeto Guri e as Escolas Municipais Professor Juracy Martins e Professor Eugênio Dias Tatit, através de apresentações musicais e de dança, além do concurso de cartazes”, explicou a secretaria da pasta, Sueli Moraes.

A secretária explica que desde o ano de 2000, as entidades que defendem o Direito da Criança e do Adolescente, promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade dos crimes de violência sexual cometido contra menores.
Para denunciar abusos contra crianças e adolescentes:

Disque 100 – serviço de Disque Denúncia da Secretaria Nacional de Direitos Humanos,
Conselho Tutelar de Itararé – 3532.4545
Secretaria de Ação Social – 3532. 2271

5ª Conferência Municipal das Cidades acontece no próximo dia 28

A Câmara Municipal de Itararé, sediará no próximo dia 28 de maio, a 5ª Conferência Municipal das Cidades. O evento terá início às 8h30min e tem a temática ‘Quem Muda uma Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!’. A prefeita Cristina Ghizzi é quem fará a solenidade de abertura é a prefeita Cristina Ghizzi.

Os secretários de Planejamento e de Habitação e Meio Ambiente, Luiz Carlos Colturato e Antônio Robson Ferreira, respectivamente estarão presentes para coordenar a Conferência.
“Essa Conferência acontece para buscarmos uma participação maior no processo de desenvolvimento de nossa cidade e também do aprimoramento do conceito de cidadania.
Todos fazemos parte de um conjunto e nesse conjunto existe uma relação de interdependência. Pensar nossa cidade é pensar no futuro de seus habitantes. Isso é o que chamamos de ‘Consciência Cidadã’”, destacou o secretário Robson. Durante o evento, serão realizadas atividades e discussões voltadas ao tema.
A 5ª Conferência das Cidades reunirá autoridades civis e empresários locais. O evento é aberto a todos e acontecerá no auditório Eugênia de Mello Veiga.

Curso de Qualificação Profissional Costureiro de Máquina Reta e Overloque forma sua 1ª turma

form00

A Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendedorismo de Itararé, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), realizaram no dia 15 de maio, na Associação Comercial , a formatura da 1ª turma de Qualificação Profissional Costureiro de Máquina Reta e Overloque.

O curso teve início em março desse ano. Lá, essas profissionais aprenderam as competências relativas à execução de operações básicas de costura, em máquinas reta e overloque, de acordo com procedimentos da empresa e normas ambientais e de segurança. As alunas praticaram as funções dos pedais das máquinas e desenvolveram passo-a-passo a confecção de bolsos e colarinhos.
A prefeita Cristina Ghizzi acompanhou essa primeira turma desde a sua aula inaugural. “É uma satisfação estar presente na formatura dessa turma. Em breve traremos para a a nossa a cidade uma cooperativa para agregar a mão de obra dessas profissionais”, destacou Ghizzi.

O secretário de Indústria, Comércio e Empreendedorismo, Dirceu Vieira, usou as palavras para render homenagens às formandas e também para agradecer a parceria com o SENAI. “Oferecer qualificação aos itarareenses é a meta dessa administração e o SENAI, assim como outras escolas, são parceiros valiosos nessa nossa empreitada”, destacou o secretário.

Ao todo, 24 alunas receberam o diploma no curso de Qualificação Profissional Costureiro de Máquina Reta e Overloque. As aulas foram ministradas no período vespertino e noturno. Ao todo o curso contabilizou 160 horas.

Notícias relacionadas