Itararé poderá implantar a sua Feira da Lua

Instituto Federal de Jaguariaíva-PRInstituto Federal de Jaguariaíva-PR1Instituto Federal de Jaguariaíva-PR2Itararé_feira_da_luaItararé_feira_da_lua1Itararé_gestantesItararé_mapa_culturalItararé_mapa_cultural1Itararé_transportes de pacientes a Itapeva

E mais: Definida a programação bimestral do Circuito Cultural Paulista em Itararé, Secretaria de Saúde de Itararé faz inovação no serviço de transporte de pacientes para a cidade de Itapeva, Gestantes  concluem o curso oferecido pela Unidade Básica de Saúde da  Vila Osório, e prefeita participa do lançamento da pedra fundamental do Instituto Federal Paraná, em Jaguariaíva.

Secretaria da Agricultura poderá implantar Feira da Lua

Itararé_feira_da_luaNa última sexta-feira, dia 12, a Secretaria da Agricultura em parceria com a Prefeitura de Itararé, realizou uma pesquisa na tradicional feira livre da 28 de agosto. O objetivo desse estudo é criar a ‘Feira da Lua’, onde serão comercializados produtos agrícolas, gastronômicos e artesanais produzidos em Itararé e região.

“Se implantado, o evento sempre terá início às 18h., e contará com uma estrutura de várias barracas que irão dispor de comidas típicas da região, bolos, conservas, frutas e produtos artesanais”, explicou o secretário da pasta, Roberto Cogo, que informou que a Secretaria da Agricultura irá incentivar os produtores rurais a participarem da feira, oferecendo todo o apoio no planejamento.

Itararé_feira_da_lua1Segundo o secretário, foram entrevistadas 196 pessoas. Conforme a enquete, alguns entrevistados optaram para que haja o ‘rodízio’ nas principais praças da cidade, de modo a valorizar os bairros. “Vamos apresentar o projeto desse evento para a administração e em breve teremos novidade nesse sentido”, finalizou o secretário que afirmou que todas as outras feiras da cidade continuarão a ocorrer na sua normalidade.

 

Definida a programação bimestral do Circuito Cultural Paulista em Itararé

Itararé_mapa_culturalItararé_mapa_cultural1

Circo e teatro serão apresentados em praça pública nos meses de agosto e setembro – Estão confirmadas as atrações do Circuito Cultural Paulista em Itararé para o próximo bimestre. No dia 22 de agosto, a Família Burg apresenta o espetáculo "Piparote" na Praça Francisco Alves Negrão. O grupo integra o quadro de companhias da Cooperativa Brasileira de Circo e conquistou visibilidade em importantes Festivais de Circo, como a Palhaçaria Paulistana e o Festival de Circo de Limeira. Formada em Campinas por Ivens Burg Cacilhas, Hugo Burg Cacilhas e pela atriz Joana de Toledo Piza, a Família Burg participa também da Virada Cultural Paulista e do Circuito Sesc de Artes.

Em setembro, é a vez do teatro invadir a Praça Coronel Jordão no dia 29 com o espetáculo "Relampião", apresentado pelas companhias do Miolo e Paulicea, unidas para uma releitura das lutas no cangaço. Nas ruas desde 2003, a Cia do Miolo criou os espetáculos "Amores no Meio Fio", "Alice", "Ao largo da Memória", "O Doente Imaginário", É de Cantar É de Brincar" e, mais recentemente, "Taiô".

Fundada em 1997, a Cia Paulicea recebeu o Prêmio Estímulo Flávio Rangel 2000 e esteve em cartaz no Centro Cultural São Paulo, na Sala Jardel Filho e no Teatro Paulo Eiró. O grupo participou do projeto Circuito Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, da Caravana Paulista de Teatro 2002 e do projeto Recreio nas Férias da Secretaria Municipal de Educação nos anos de 2003, 2004 e 2005.

O Circuito Cultural Paulista é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Coordenadoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Itararé e execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Itararé_oficina_enquadramento

Secretaria de Saúde de Itararé faz inovação no serviço de transporte de pacientes para a cidade de Itapeva

Itararé_transportes de pacientes a Itapeva

A equipe responsável pela Central de Vagas Encaminhamento e Trânsito (CVET) preocupada com a melhoria do transporte dos pacientes com destino a cidade de Itapeva, restruturou o serviço disponibilizando para a população um veículo exclusivo para o transporte dos mesmos em horários flexíveis . O veículo tem saídas programadas de Itararé de segunda à sábado nos horários das 6:00hs, 11:00hs e 14:30hs.

Segundo a prefeita Cristina Ghizzi  “este veículo estará a serviço de centenas de pessoas que  precisam de conforto e tranquilidade para  realizarem seus tratamentos em Itapeva ”, assegurou.

“ Quando iniciamos nosso trabalho para restruturação do transporte da saúde, avaliamos a dificuldade do acesso dos pacientes até o local que seriam atendidos, onde os mesmos tinham que se deslocar da rodoviária da cidade até as unidades de saúde”, relata Edenilson de Genaro. “De imediato procuramos organizar uma logística que se adequasse a nossa realidade para suprir essa necessidade inicial…” acrescenta Carol Holtz.

A secretaria de Saúde salienta que além da economia para os cofres públicos, o mais importante é levar conforto e satisfação para os pacientes durante suas viagens.

As viagens podem ser agendadas no CVET que fica na Secretaria da Saúde, localizada na rua Frei Caneca,1471. Mais informações podem ser obtidas no telefone (15) 3531-2080.

Gestantes  concluem o curso oferecido pela Unidade Básica de Saúde da  Vila Osório

Itararé_gestantes

A equipe PACS formada por Enfermeira e Agentes Comunitários de Saúde, realizou cinco encontros com as gestantes de sua área de abrangência, marcado por muito aprendizado, troca de experiências, diversões e surpresas, acompanhado de um lanche especial oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em quatro destes encontros foram abordados os seguintes temas: Como ocorre a fecundação; Desenvolvimento da gravidez semana a semana; Alimentação da gestante durante o período gestacional; Relaxamento e Alongamento; Sinais de perigo na gravidez; Pré Parto, Parto, Pós Parto e Puerpério; Como organizar a vida do bebê; Cuidados voltados ao recém-nascido e Planejamento Familiar.

Um dos encontros foi um “mimo” oferecido às gestantes. Preparamos um Dia de Princesa para elas, onde a própria equipe prestou serviços de manicure, cabeleireiro, maquiagem e sessão de fotos. Em todos os encontros notamos as gestantes interessadas e satisfeitas, mas este dia superou nossas expectativas, pois de variadas maneiras cada qual soube expressar o quanto sentia-se Especial. Uma delas verbalizou da seguinte forma: “Eu nunca tirei foto em nenhuma das vezes em que estive grávida, desta vez eu vou ter uma foto”!

Assim partiu a ideia de não somente presentearmos as gestantes com a impressão da foto de sua escolha, mas também presenteá-las com uma mídia/CD onde gravamos todas as fotos das futuras mamães.

Na data do encerramento, contamos com a presença de toda a equipe da UBS Vila Osório, onde as fotos e os cds foram entregues, além de um certificado de conclusão do curso de gestante e um kit para o bebê.

Agradecemos a presença da Secretária Municipal de Saúde, Sra. Juliana Longo Tagliatella; Coordenadora Municipal da Atenção Básica, Sra. Juliana Campanelli; Articuladora da Atenção Básica, Srª Mariangela e a Chefe Administrativa da UBS Vila Osório, Sra. Cláudia Abrão que não mediram esforços em nos inserir num ambiente digno de prestar cuidados básicos à população.

Prefeita participa de lançamento de pedra fundamental do Instituto Federal Paraná, em Jaguariaíva

 
Instituto Federal de Jaguariaíva-PR2No final da semana passada a prefeita Cristina Ghizzi, participou da solenidade de lançamento da pedra fundamental do Instituto Federal do Paraná, Campus Jaguariaíva, a convite do prefeito local, Otélio Renato Baroni.

O Instituto Federal consiste em uma instituição pública de ensino, subsidiada pelo Ministério da Educação, que fornece cursos de nível técnico e superior. O Câmpus Jaguariaíva que está localizado no km23 da PR 151, será constituído inicialmente de dois pavimentos, ocupando 2.727.010 m² de um total de 75.000 m² e fornecerá vagas para toda região em um raio de 100km.

Em pronunciamento o diretor geral do Campus, prof. Fernando Amorim, disse que no início serão oferecidos alguns cursos a distância e estes estão previstos para o próximo ano. “Para 2015, quando o instituto estiver em sua plena atividade, além de cursos técnicos será implantada uma licenciatura na área das Ciências Exatas”, completou o diretor.

Segundo o reitor, do instituto prof. Irineu Mário Colombo, serão contratados 60 professores através de concurso federal, além de 45 funcionários de nível técnico e médio para trabalhos de setor administrativo e demais setores inseridos na instituição.

A solenidade foi marcada pela apresentação da Banda Lira dos Campos, de Ponta Grossa e contou com a presença de autoridades civis e militares. (Assessoria de Imprensa da P.M.I)

Instituto Federal de Jaguariaíva-PRInstituto Federal de Jaguariaíva-PR1

Notícias relacionadas