Itararé recebe circuito Sesc de Artes no próximo dia 07

Evento acontecerá das 16h às 21h30 na praça São Pedro – Através de uma parceria entre a Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Coordenadoria Municipal de Cultura, o Circuito Sesc de Artes chega ao município no próximo dia 07 (domingo).

O evento será realizado na praça Francisco Alves Negrão (praça São Pedro) das 16h às 21h30. Entre as atrações estão teatro, dança, música e cinema em realidade virtual. Haverá ainda oficinas.
Todas as atividades são gratuitas. Confira:

Poin & Circo – O projeto, concebido pela Cia. Cabelo de Maria, reúne a Pequena Orquestra Interativa (POIN) com a Cia Suno, em um espetáculo de música, circo e interação com o público. A POIN tem sete integrantes com influência da música cigana e dos Balcãs. Com ritmo contagiante, os músicos convidam a plateia para assumir instrumentos e participar dos shows.

Já a Cia. Suno é uma dupla de artistas que trabalha a linguagem do palhaço, mímica, teatro físico e dança.

Mango mambo – A banda de música latina foi criada em 2015 pelo multiinstrumentista argentino Maximiliano Martínez. Sua sonoridade é baseada em metais, cordas e percussão, como as tradicionais orquestras caribenhas, resultando em versões de canções tradicionais ou composições originais com muito ritmo e proximidade com o público.

Além de se apresentar em bares e casas de shows, a banda costuma sair para ruas e praias para seu baile latino.

Lords of krump – Formado no Capão Redondo, zona Sul de São Paulo, o grupo tem um trabalho de pesquisa sobre o krump, estilo de dança surgido em Los Angeles nos anos 1990 que tem como característica a agilidade, o contato entre os dançarinos, a dramaturgia e movimentos inspirados em lutas. Além da apresentação, o Lords of Krump também vai convidar o público para uma oficina do estilo.

Pinball analógico e minibanquetas – Os participantes da oficina terão contato com fabricação digital na montagem de uma banqueta Resta1, com material pré-cortado a laser.

Eles vão destacar as peças e montar cada parte com cola branca. O público ainda poderá brincar com as máquinas de pinball analógicas, construídas apenas com madeira, parafusos e elásticos. Os educadores divulgam a cultura “maker” e do “DIY – do it yourself”, o faça você mesmo.

Sanfona velha do fole furado – Os artistas utilizam teatro de bonecos e música ao vivo para contar a história de Severino do Xaxado, neto de cangaceiros, medroso e encantado pela sanfona que vai ao Rio de Janeiro com o sonho de ser um músico de sucesso. Todo o enredo é baseado na cultura popular do Nordeste, com elementos do repente, cordel e xilogravura, e também nas canções de Luiz Gonzaga, grande homenageado do espetáculo.

Universo HQ – A atividade é criada a partir de um carrinho de carga, do qual saem livros, bancos, espreguiçadeiras, tapetes e a sinalização do espaço. A praça ganha um ambiente confortável e todo destinado às histórias em quadrinhos. A mediação de leitura será realizada pelo Coletivo Rodas de Leitura.​

Cinema em realidade virtual – O público é convidado a experimentar a tecnologia imersiva
que vem abrindo possibilidades de linguagens de cinema e novas formas de contar histórias.

Será apresentado um panorama da produção recente com filmes curtos que exploram novos
caminhos para a experiência em VR (“virtual reality” / realidade virtual).

Notícias relacionadas