Itararé recebe comitiva do Rio Grande do Norte

No sábado passado, o prefeito Luiz Cesar Perucio, o secretário Castelar Pimentel Junior e o empresário do agronegócio Edo Malmann receberam uma comitiva composta de personalidades do Estado do Rio Grande do Norte, que veio ao município a convite de Malmann para conhecer a sua atividade de criação de ovinos nas Fazendas Rondon. 

 

 

      

Integraram o grupo potiguar, Fernando Gouvêa(representante do Ministério da Agricultura do Rio Grande do Norte);  Mário Cardoso (professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte);  Diel Figueiredo (presidente da ACOSBI – Associação dos Criadores de Ovinos Soinga do Brasil); José Paes de Melo (veterinário e pesquisador de genética ovina do Brasil); a prefeita de Sítio Novo, Wanira de Holanda Brasil; a Secretária da Coordenação do Programa de Combate a Fome do Rio Grande do Norte, Marisa Rodrigues; o ex-prefeito de Tangará-RN, Gigia Alves; o ex-deputado estadual RN Patricio Junior;  o representante do Tribunal de Contas daquele Estado, Carlos Eugênio;  José Dantas (delegado da Polícia Federal no RN e o pecuarista Edvandro Moura, das Fazendas Boágua & Torado, de Patu–RN.

O empresário Malmann acredita que a criação de ovinos fará com que Itararé possa se destacar na região e alavancar a agroindústria. Para isso, ele aposta na raça Soinga,  de genética 100 % brasileira. O ovino Soinga é uma raça tri-cross, ou seja, formada através de cruzamentos entre três raças ovinas; Bergamacia, Morada Nova e Somalis Brasileira. A primeira oriunda da Itália, a segunda selecionada no Nordeste do Brasil e a terceira da África do Sul.

“Ovino rústico e precoce, totalmente integrado às condições adversas do semiárido brasileiro, o Soinga é uma raça que tenho a certeza que irá se adaptar muito bem em nossa região. Eu mesmo comprei algumas matrizes e fiz testes de adaptação e os resultados foram surpreendentes na última Feira de Ovinos em São Paulo. Por isso, trouxe todo este pessoal especializado do Rio Grande do Norte, para conhecer a minha propriedade”, diz Edo.

No almoço de confraternização todos foram enfáticos em elogiar as qualidades da raça que Edo pretende implantar em Itararé e aproveitaram para cumprimentar o prefeito Cesar Perucio e o secretário Castelar Pimentel Jr, por recebê-los.

Já o prefeito Cesar Perucio também agradeceu a visita e colocou o município à disposição para novas pesquisas na criação de ovinos da raça Soinga, como forma de desenvolvimento e geração de emprego e renda para os diversos produtores de nossa região. “ O que depender da Prefeitura, estaremos sempre dispostos a ajudar para que esta idéia dê certo e os nossos produtores tenham mais uma opção de sustentar suas famílias”, finalizou Cesar Perucio. (Com o site da Prefeitura de Itararé-sp)

 

Notícias relacionadas