Itararé (SP): associação se movimenta para restauração e preservação legal do parque ferroviário junto ao CONDEPHAAT

Na terça-feira (10), a convite da associação Cânions Paulistas, os técnicos do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) visitaram o Parque Ferroviário de Itararé para a preservação do conjunto em âmbito estadual. Na visita os técnicos conheceram a estação de trem, galpões, oficina e as residências dos ferroviários.

O Parque Ferroviário é o maior patrimônio histórico-cultural de Itararé. O conjunto já foi o coração dinâmico da cidade e isso é de forma contínua apresentado pela memória popular em relatos, contos e canções.

No dia 02 de maio, no espaço da Tribuna do Povo da Câmara Municipal, a arquiteta-urbanista Carolina Klocker falou sobre a importância deste patrimônio e da necessidade de uma lei para sua preservação e captação de recursos para restauração – vontade esta já expressa na Lei Orgânica de Itararé de 1990.

A associação Cânions Paulistas, organizadora da publicação “Parque Ferroviário: Um dossiê” acredita que o recinto pode se converter em um polo artístico e tecnológico, com programação destinada a formação cultural, capacitação profissional, atividades esportivas e de lazer para itarareenses e visitantes, o que potencializaria também o turismo, gerando empregos, renda e trazendo desenvolvimento humano e econômico para o município.

Para realizar este objetivo, a associação Cânions Paulistas vem desenvolvendo um Plano Urbanístico para a Preservação do Parque Ferroviário, cuja fase inicial já está em andamento. O próximo passo consiste na preservação legal em âmbito municipal e estadual, para o que já contam com apoio do legislativo e do executivo municipal

Corpo Técnico do CONDEPHAAT em Itararé:
Haike Roselane Kleber da Silva
José Antônio Chinelato Zagato
Rosane Piccolo Specialsky

Acompanharam a visita junto aos técnicos do CONDEPHAAT:
Edenilson de Genaro, vereador
Jandira de Fátima Oliveira, auxiliar jurídica
Jocimara Aparecido Pinto, vereadora
Lucas Aparecido de Castilho, vereador
Marco Antônio Pereira, coordenador de turismo
Rafael de Mello Alves, chefe de gabinete
Rafael dos Santos da Silva, secretário de planejamento
Yago Felipe Ferreira Raposo, vereador

E os associados da Cânions Paulistas: Carolina Arruda Botelho Klocker, Flávia Lidryane Oliveira, Flávia Rodrigues Rossi e Regina Célia Negrão Machado.

A Associação Cânions Paulistas é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida nos municípios do sudoeste paulista por meio de projetos e ações educativas para o meio ambiente, cultura e espaço público que potencializem o desenvolvimento humano e econômico sustentável da região, promovendo a biodiversidade, o acesso aos bens de valor histórico-artístico e a infraestrutura social urbana.

Para mais informações, acesse as mídias sociais da @canionspaulistas.
Site: www.canionspaulistas.org.br e whastapp: (15) 99649-5080

Notícias relacionadas