Itararé (SP) remove veículos abandonados em vias públicas; e em outra ação, recolhe 12 toneladas de lixo eletrônico

Dos 40 notificados, 28 foram recolhidos pelos proprietários e 12 pelo Demutran – A Prefeitura de Itararé (SP), por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), começou, nesta semana, a remoção dos veículos abandonados nas vias públicas do município.

Antes desta ação, todos os proprietários foram devidamente notificados, com pelo menos cinco dias de antecedência, com a fixação do aviso nos automóveis que se encontravam em situação de abandono.

Após o término do prazo, aqueles que não foram recolhidos pelos seus responsáveis, foram guinchados pela Prefeitura. Dos 40 veículos notificados, 28 foram retirados pelos próprios proprietários e 12 foram então recolhidos para o Pátio Municipal.

“Não há penalização de multa para o caso de abandono de automóveis em vias públicas, entretanto, caso o automóvel seja recolhido pelo Demutran, o proprietário fica condicionado ao pagamento para a retirada do veículo, junto com as diárias referentes ao tempo em que o mesmo permaneceu no Pátio”, explica o diretor do Demutran e secretário municipal de Defesa Social, Bruno da Silva.

Para o prefeito, Heliton do Valle, ações como essa são pertinentes e colaboram com a manutenção da limpeza do município. “A remoção desses automóveis conserva não só a nossa premissa em garantir a limpeza da cidade, como também colabora com a saúde, uma vez que carros abandonados são grandes potenciais criadouros do mosquito da dengue”, detalha.
Saiba mais – Em caso de carros abandonados na sua rua, ou bairro, informe o Demutran pelo telefone: (15) 3532-4431

Prefeitura de Itararé (SP) recolhe mais 12 toneladas de lixo eletrônico

O projeto é realizado em parceria com a empresa Chaves Ambiental – Com o objetivo de garantir o descarte adequado de material eletrônico, a Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, vem realizando um trabalho de recolhimento e destinação adequada de equipamentos inservíveis.

Segundo o coordenador da Pasta, Luis Capelassi, os resíduos são recolhidos no Ecoponto, localizado à rua São Pedro, 2340, Vila Tonico Adolfo e, de lá, encaminhados para a reciclagem. “O lixo eletrônico é um material de grande volume. Nos últimos seis meses, recolhemos 12 toneladas que, agora, serão destinadas a um local adequado”, enfatiza.

De acordo com ele, o projeto é realizado através de uma parceria com a empresa Chaves Ambiental, que efetua a retirada dos resíduos sem custo nenhum ao município.

Saiba mais – Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, à rua Frei Caneca, 1443, ou através do telefone (15) 3532-2457 e 3531-4382. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Notícias relacionadas