Jeep Renegade 2023 ganha motor turbo e perde liderança

Nova motorização não manteve o modelo no topo do seu segmento

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

Mesmo sem a opção de motorização turbo, o Jeep Renegade foi o SUV compacto mais vendido no Brasil em 2021, quando teve cerca de 74 mil unidades comercializadas. Foram 10 mil a mais que o segundo colocado, o Hyundai Creta, seguido por Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker.

O paradoxo é que, com a apresentação da linha 2023, que finalmente atendeu um dos principais pedidos do consumidor e disponibilizou a motorização turbo para o modelo, ele perdeu a liderança nas vendas e ocupa apenas q quarta posição entre os mais vendidos, atrás dos Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker.

O Itaponews teve a oportunidade de conhecer e avaliar a versão mais “simples” do modelo, a Sport T270 Turbo Flex AT6. Assim como a S T270 Turbo Flex AT9 4×4 que já avaliamos e as Longitude T270 Turbo Flex AT6 e Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4×4, todas são equipadas com o motor T270.

Essa motorização tem potência de 180 cavalos com gasolina e 185 cavalos com etanol e está disponível com dois tipos de tração: 4×2 com transmissão automática AT6 de seis velocidades e a 4×4 com reduzida e transmissão AT9 de nove velocidades da alemã ZF.

O Jeep Renegade Sport T270 Turbo Flex AT6 que avaliamos tem tração dianteira e é equipado de série com o Jeep Traction Control +, sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas.

Outro item de série é que, ao acionar o modo de condução Sport, é possível aproveitar ainda mais toda a performance do motor T270, pois é habilitada uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas.

No design, poucas mudanças em relação ao que você já conhece do Jeep Renegade. A versão conta com os tradicionais faróis circulares em Full LED, que também é oferecido nas demais versões. Ainda conta com luz de direção integrada, que ao ser acionada a seta, toda a borda do conjunto se ilumina, destacando ainda mais o veículo ao mesmo tempo em que aumenta a segurança.

O para-choque frontal tem linhas cruzando a peça horizontalmente e emoldurando os novos faróis auxiliares, também em LED. O conjunto recebeu uma peça proeminente na parte inferior, que destaca a dianteira. A grade de sete fendas agora é emoldurada por reentrâncias em sua base que trazem também elementos do “X” das lanternas.

Na lateral, as novas rodas de liga-leve têm de 17”, mas pode ser opcional até 19”, com desenho atrelado à proposta de cada versão. Os retrovisores trazem luzes de direção integradas contornadas por uma peça retilínea com o nome Jeep gravado em ambos os lados do carro, enquanto os badges laterais adotam novos grafismos.

Na traseira, o “X” que virou marca do Renegade e veio dos tanques de combustível extras dos primeiros Jeep, adota um estilo inédito nas lanternas em LED, que são complementadas pelo novo para-choque traseiro.

Por dentro, a linha tem um volante redesenhado e adornado pelo badge Jeep. O novo apoio de braço central soma mais um easter-egg para os fãs do modelo. As palavras “Jeep 1941” gravadas em baixo relevo servem como um lembrete permanente do ano de nascimento da marca que criou o SUV no mundo.

Seu quadro de instrumentos tem a opção Full Digital de 7” com tela customizável que pode ser ajustada conforme o desejo do motorista. Nele é possível ver parâmetros como pressão do turbo, percentual de potência enviada às rodas e até a força G.

Traz ainda sistema multimídia com tela de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, evitando superaquecimento comum nesse tipo de dispositivo.

Outros passageiros ainda podem carregar seus smartphones por meio das três entradas USB, sendo uma do tipo A e uma do tipo C no console central na frente e uma do tipo A para os passageiros do banco traseiro. Isso permite que o usuário possa usar o cabo mais adequado ao seu aparelho, sem a necessidade de adaptadores.

A segurança do Jeep Renegade 2023 ficou ainda maior com os seis airbags de série, chegando a sete nas versões 4×4. O modelo conta ainda com uma gama de equipamentos de segurança ativa de série em todas as versões.

Todas as versões também são equipadas com diversos itens de segurança e auxílio à condução. O grande destaque fica pela frenagem autônoma de emergência (AEB), que faz um monitoramento contínuo do tráfego à frente, o assistente de manutenção de faixa (LKA) e a leitura e reconhecimento contínuo das placas de trânsito, indicando no painel a velocidade da via em tempo real.

A segurança é reforçada pelo detector de fadiga, de série em todas as versões. O modelo também pode receber a comutação automática do farol alto, que se ajusta conforme o tráfego ao redor para evitar o ofuscamento de outros veículos ao mesmo tempo em que assegura a melhor iluminação da via à frente.

Para completar, o modelo ainda pode receber faróis com comutador automático do facho alto (AHB), e sistema de estacionamento automático Park Assist.

O Jeep Renegade é oferecido nas cores Granite Crystal, Cinza Sting, Punk’N Orange (exclusiva da versão Trailhawk), Branco Polar, Prata Billet, Azul Jazz e Preto Carbon.

Confira um vídeo com o Jeep Renegade 2023 em

Notícias relacionadas