Justiça Eleitoral ministrará treinamento para os mesários

A 56ª Zona Eleitoral com sede em Itaporanga ministrará no dia 20 de setembro, próximo sábado à partir das 10:00 horas o treinamento dos mesários e apoio logístico convocados para trabalhar nas eleições gerais de 2014 dos municípios de Barão de Antonina e Riversul. E no dia 27 de setembro, será a vez da turma de Itaporanga receber o treinamento. O evento terá a participação do Juiz Eleitoral, Dr. Alexandro Conceição dos Santos e o instrutor será o responsável pelo cartório eleitoral, Sr. Abdon Cosme de Araújo Neto.

O treinamento acontecerá no Salão do Júri do Fórum da Comarca de Itaporanga, os mesários receberão instruções sobre a estrutura de uma seção eleitoral, o funcionamento da urna eletrônica e a importância deste trabalho no processo democrático.

Neste ano a seção eleitoral é composta por cinco membros no primeiro turno e se houver segundo turno, será dispensado um mesário. O serviço é obrigatório e dá direito a auxílio-alimentação e a dois dias de folga para cada dia trabalhado ou à disposição da Justiça Eleitoral, os mesários voluntários têm preferência para trabalhar.

A convocação dos cidadãos contribui para a transparência do processo e possibilita o funcionamento das seções eleitorais em todo o país. Cabe aos mesários identificar os eleitores no momento da votação e resolver as dificuldades ou dúvidas que ocorrerem.

Os mesários também são responsáveis pela emissão da zerésima, antes do início da votação, pela conferência das credenciais dos fiscais dos partidos políticos, pela emissão do boletim de urna e ao término, pela entrega das Mídias de Resultados à Justiça Eleitoral.

Agora é só esperar as eleições, que ocorrerá no dia 05/10/2014 (1º Turno) e 26/10/2014 (se houver 2º Turno) e não esqueça de levar o título de eleitor e um documento oficial com foto para votar, a Lei n.º 12.034/2009 exige os dois documentos. Caso o eleitor tenha perdido o título pode comparecer no seu cartório eleitoral e requerer a segunda via até o dia 25/09/2014. (Do Cartório Eleitoral da Comarca de Itaporanga-SP)

Notícias relacionadas