Modelo é oferecido em cinco versões e preço a partir de R$120.790,00
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação
A Toyota iniciou a venda da linha Corolla 2022 com poucas mudanças, cinco versões e preço a partir de R$120.790,00. Para o ItapoNews um dos destaques é a retirada da cobertura traseira da central multimídia.
Disponível nas cores Cinza Celestial, Prata Supernova, Vermelho Granada, Preto Eclipse, Branco Polare, Branco Lunar e Cinza Granito, outros destaques são as maçanetas internas com acabamento na cor prata nas versões XEi e Altis Hybrid, tela TFT com aumento de tamanho de 4,2” para 7” Altis 2.0L Premium e inclusão de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro nas versões Altis Premium Hybrid e Altis 2.0L Premium.
A linha Toyota Corolla 2022 é equipada desde a versão de entrada GLi com sete airbags: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista. Conta também com câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, faróis com acendimento automático e com ajuste de altura, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro entre outros.
Já as versões Altis com motorização convencional e híbrida recebem o exclusivo pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), sistema que conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista. Nesse pacote, estão incluídas as tecnologias:
Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)
O Sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.
Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA)
Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. O sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e detecta que o veículo está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista.
Faróis altos automáticos (AHB)
Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem ofuscar os outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos conforme a situação.
Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)
O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control”, que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a imagem da câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
O Corolla conta com cinco anos de garantia de fábrica, tanto para a versão 2.0L Dynamic Force, quanto para a versão híbrida flex.
A Toyota também disponibiliza garantia estendida de oito anos para todo o sistema híbrido do Corolla, composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia. Vale ressaltar que a garantia estendida de oito anos é válida para todos os modelos da marca equipados com motorização híbrida.
Em 2020 o Toyota Corolla superou 40 mil unidades comercializadas, mantendo novamente a liderança no segmento de sedãs médios no País.
A configuração híbrida flex, que teve cerca de nove mil unidades vendidas no ano passado, foi responsável por mais de 48% das vendas de todos os veículos eletrificados no Brasil neste período, o que torna o Corolla o carro-chefe no avanço da hibridização em território nacional.