Legislativo Itapeva: Parlamento Jovem da Câmara amplia participação de alunos

Paulo de la Rua promoveu reunião com representantes da Educação para discutir  novas regras do Parlamento Jovem                                                                                                            As escolas municipais, estaduais e particulares terão até o dia 02 de maio para encaminhar à Câmara o nome do aluno eleito que disputará o mandato de Jovem Vereador. A posse do Parlamento Jovem será no dia 24 de maio. Visando permitir que estudantes do Ensino Médio também participem do Parlamento Jovem  o Plenário da Câmara, por iniciativa da

Mesa Diretora, aprovou diversas alterações no Capítulo do Regimento Interno que trata dessa questão. Para tanto, o presidente da Câmara Paulo de la Rua  promoveu  reunião com representantes da Diretoria Regional de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação, os quais  apresentaram sugestões que foram inseridas à nova proposta.
 
Conforme consta da nova legislação, a  Câmara Municipal de Itapeva fará realizar anualmente, no início do ano letivo, nas escolas públicas e particulares, a eleição para a escolha dos estudantes que comporão o Parlamento Jovem em número igual ao de cadeiras do Legislativo.
 
Cada escola poderá eleger um Jovem Vereador, sendo ilimitado o número de candidatos por escola. Poderão participar do pleito como candidatos alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Ficará a cargo de cada escola a forma como será feito o processo eleitoral, com cédulas ou de forma eletrônica. Todos os alunos terão direito a voto e as escolas ficarão responsáveis pela campanha de seus alunos candidatos.
 
Outra novidade do Parlamento Jovem é que os alunos eleitos passarão por um estágio obrigatório que acontecerá na Câmara Municipal, o qual terá duração de uma semana.
Ao final do estágio esses alunos vão elaborar uma Redação com tema relativo ao funcionamento do Legislativo.
 
Uma comissão de professores de Língua Portuguesa fará a correção das redações, e os autores das dez melhores  serão empossados como jovens vereadores.
 
As Sessões do Parlamento Jovem serão mensais e seus membros exercerão o mandato até o mês de dezembro do ano em que forem eleitos. No encerramento do mandato do Parlamento Jovem, o grupo apresentará uma proposta de  projeto de lei que será submetida ao Plenário da Câmara, com subscrição de todos os vereadores.
 
REGRAS – Depois de aprovada a Resolução a Mesa da Câmara elaborou um Ato, no qual constam as datas e demais regras do processo eleitoral para este ano de 2012.
 
As escolas interessadas em participar do Parlamento Jovem terão até o dia 02 de maio de 2012 para  finalizar o processo eleitoral que irá culminar com a escolha do candidato a Jovem Vereador.
 
Será realizada uma reunião com os alunos eleitos no dia 04 de maio de 2012 para  definição do estágio que será realizado entre os dias 07 a 11 de maio. O estágio acontecerá no período oposto ao qual o aluno estuda e este deverá assistir às sessões ordinárias dos dias 07 e . 10 de maio.
 
No dia 11, os alunos farão uma redação, na Sala de Reuniões da Câmara Municipal, cujo tema será definido pela Mesa Diretora, relativo ao funcionamento do Legislativo. Uma comissão de três professores da Língua Portuguesa, indicados pela Diretoria de Ensino, Secretaria Municipal de Educação e pelas Escolas Particulares, farão a correção das redações na semana 14 a 18 de maio de 2012.
 
Os autores das 10  melhores redações tomarão posse em sessão solene a ser realizada no dia 24 de maio de 2012, às 20h30, e o mandato será até o final do mês de dezembro. Os jovens vereadores  ficarão responsáveis por eleger, entre eles, o presidente, o vice-presidente, 1º e 2º secretários e definir qual o dia da semana que realizarão sua sessão mensal.
 
As proposituras apresentadas pelos jovens vereadores em suas sessões serão encaminhadas à Mesa Diretora que decidirá pelo seu encaminhamento às autoridades competentes. Ao final do mandato os jovens vereadores deverão apresentar em grupo, uma proposta de projeto de lei que será apresentado pela Câmara Municipal. (Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Itapeva).

Notícias relacionadas