‘Ler o mundo para transformá-lo’, Fórum Municipal da Educação em Coronel Macedo

(Do jornal Sudoeste Paulista) – Na tarde da quinta-feira, 30, foi realizado o I Fórum Municipal de Educação em Coronel Macedo. O evento mobilizou a equipe gestora durante toda a semana, que se empenhou para que o Plano Municipal da Educação fosse apresentado com êxito para as autoridades do município e à comunidade em geral.

Após a composição da mesa pelas autoridades, aconteceu a abertura oficial realizada pela secretária da Educação Eva Santos Lima, que falou sobre a importância da elaboração do Plano para o município. Os alunos da Escola Municipal Professor Mitsuo Matsura, ensaiados pela professora Jaqueline Pinheiro apresentaram-se com a música “Brincar de Sonhar”, recebendo calorosos aplausos de todos que estavam no Centro Comunitário.

O evento, segundo o prefeito Edivaldo Neres de Meira, promove o desenvolvimento das políticas públicas para a área educacional, sendo uma realização da Prefeitura de Coronel Macedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Para a secretária de Educação, Eva, o FME é um momento de interlocução entre a sociedade civil e o município, visando propiciar legitimidade ao debate acerca do Plano Municipal de Educação (PME). “A participação da sociedade na formulação, no acompanhamento e na avaliação da política pública de educação é um dos pilares indeléveis para o êxito do Fórum Municipal de Educação de Coronel”, destacou a secretária.

PALESTRA – Durante o Fórum, a palestrante Marta Aparecida Rosica da Silva, falou sobre “Educação – Sociedade Transformação” e destacou a frase: “Ler o mundo para transformá-lo”, de Paulo Freire. A palestra foi muito elogiada pelos educadores que estavam no local. Marta possui especialização como psicopedagoga institucional e clínica.

AMVAPA EDUCA – Durante pronunciamento a secretária Eva enfatizou que através da Amvapa Educa (Consórcio de Municípios do Alto Vale do Paranapanema), que engloba 17 municípios, foi possível a realização deste trabalho em Coronel Macedo. Segundo informações de Eva, com o objetivo da elaboração do PME, a Amvapa Educa contratou a Oficina Municipal, que colaborou com a elaboração do PME para melhoria da área educacional nos municípios, incluindo Coronel Macedo.

AGRADECIMENTO – O prefeito Edivaldo agradeceu e parabenizou o trabalho desenvolvido em prol da Educação no município. “O trabalho em equipe faz os alunos ganharem, eles são o futuro do nosso município”, comentou. Estavam presentes a primeira-dama Marina de Oliveira, vereadores Miderson Eduardo e Téo Garcia, secretários Vilson Leonel e Rosilei, coordenadora do Cras Juliana Cristina, diretoras de Escolas e professores, além de pais de alunos.

Notícias relacionadas