Livros de Gesiel Júnior marcam o sesquicentenário de Avaré

Pesquisador lança duas obras para preservar a memória avareense – Autor de uma série de biografias e de títulos ligados à história de Avaré e região, o jornalista e pesquisador Gesiel Júnior autografa, respectivamente, nos dias 7 e 8 de outubro dois livros que preparou para comemorar o sesquicentenário da cidade: “Avaré, 150 anos” e o segundo volume de “Avaré em memória viva”.

CAPA - Gesiel - Avare em memoria viva II - frontal“Esses trabalhos foram escritos especialmente para o sesquicentenário de Avaré. Um é destinado à leitura e estudo dos alunos da nossa rede básica e o outro é a segunda coletânea de crônicas históricas que publiquei no Semanário Oficial”, informa Gesiel. Atualmente ele coordena o setor de proteção e defesa do patrimônio histórico e artístico do município.

“Não é uma tarefa simples, mas vale a pena enveredar pelos caminhos do tempo, redescobrir fatos significativos e evocar vidas de gente valorosa que não merece ficar esquecida”, diz o escritor, que já editou 23 livros. Recentemente ele auxiliou nos serviços de restauração do Relógio de Sol, obra de Fausto Mazzola reinaugurada no último dia 15, na Praça Juca Novaes.

Capa Avaré, 150 anosLANÇAMENTOS – Com 96 páginas, ricamente ilustrado e classificado como literatura infantojuvenil, “Avaré, 150 anos” faz parte da coleção “Conto, canto e encanto com a minha história”, projeto editorial da Noovha America, de São Paulo.

O lançamento deste livro está marcado para sexta-feira, 7 de outubro, às 19h30, no Cineclube Avaré (CAC). “Por ser uma obra paradidática, iremos distribuí-la aos alunos do ensino básico e para os do projeto EJA que instrui jovens e adultos”, anunciou a secretária de Educação do município, Lúcia Helena Lelis Dias.

Com 236 páginas, “Avaré em memória viva II”, impresso pela Editora Gril com apoio cultural de amigos do autor, reúne 60 textos que Gesiel Júnior publicou em sua coluna “Memória Viva”, aos sábados, no Semanário Oficial da Prefeitura de Avaré.

Por sua vez, o lançamento desta coletânea, prefaciada pelo professor Joaquim Tininho Negrão, acontecerá no sábado, 8 de outubro, às 20 horas, no Palácio das Artes (antigo Cine Santa Cruz) durante a abertura da exposição fotográfica “Avaré em 150 imagens”, evento da Secretaria Municipal da Cultura patrocinado pela iniciativa privada.

Notícias relacionadas