Lockdown à vista: como se reinventar após um ano de pandemia e vender mais?

Desde o início de de 2020, o mundo vem enfrentando a pandemia causada pela Covid-19. Durante todo o ano, o mercado abriu e fechou várias vezes. Nesse início de 2021, apesar da esperança da vacina, estamos vivendo uma segunda e mais poderosa onda da doença que está fazendo a possibilidade do Lockdown ser uma realidade. Mas, como se reinventar e vender mais mesmo após um ano de pandemia.

Para isso, conversamos com o consultor de negócios Eli Cintra, que deu algumas dicas para enfrentar a crise e vender mais.

Entenda o que é Marketing 5.0

A tecnologia sempre mudou a forma como o marketing funciona. O que é diferente hoje é a taxa de mudança sem precedentes no desenvolvimento de ferramentas de marketing e na escalada das expectativas por melhores experiências dos clientes. Por isso, Eli Cintra lembra que entender de Marketing 5.0 é fundamental para se reinventar e vender mais.

Esse conceito é do escritor Philip Kotler, que explica como os profissionais de marketing podem usar a tecnologia para atender às necessidades dos clientes e fazer a diferença no mundo.

Após o Marketing 4.0 , já estamos falando em Marketing 5.0, que gira em torno de duas disciplinas organizacionais críticas: marketing orientado a dados e marketing ágil.

● O marketing orientado a dados é a atividade de coletar e analisar big data de várias fontes internas e externas, bem como construir um ecossistema de dados para conduzir e otimizar as decisões de marketing. Esta é a primeira disciplina do Marketing 5.0: cada decisão deve ser tomada com dados suficientes em mãos;

● O marketing ágil é o uso de equipes descentralizadas e multifuncionais para conceituar, projetar, desenvolver e validar produtos e campanhas de marketing rapidamente. A agilidade organizacional para lidar com o mercado em constante mudança torna-se a segunda disciplina crítica e que deve ser dominada pelas empresas.
Busque ajuda

Eli Cintra lembra que este 2021 é um ano de incertezas e é o momento do empresário buscar ajuda. “O primeiro passo é tirar a cabeça de dentro d’água e respirar. Se você ficar mergulhado nos problemas não irá conseguir ver nada. Isso acontece, por exemplo, quando o empresário está esperando este momento passar. Mas é preciso saber que este momento não irá passar! Pode parecer pessimismo, mas precisamos entender que essa é a nossa nova realidade, por um bom tempo”, explica.

Eli Cintra também explica que a dica de ouro para este momento é: procure boas assessorias, consultorias e parceiros que te ajudem a criar uma oportunidade diferente para suas vendas. Isso trará novas estratégias e ferramentas para alavancar seu negócio.

Contrate uma consultoria de negócios

Uma consultoria de negócios irá ser uma luz direcionando o caminho que o empresário deve seguir. Ela estará envolvida no planejamento, implementação e educação de negócios. Trabalhando diretamente com os proprietários de negócios no desenvolvimento de um plano de negócios, identificando as necessidades de marketing e desenvolvendo as habilidades necessárias para a propriedade do negócio.

Outras atividades podem ser:

● Auxiliar na identificação das necessidades de marketing e no desenvolvimento de uma estratégia para aumentar o conhecimento da marca e aquisição de clientes;

● Educar e oferecer recursos em tecnologia da informação, vendas e regulamentos comerciais;

● Desenvolver um plano de negócios estratégico com objetivos de negócios de curto e longo prazo;

● Rever a contabilidade e o orçamento e fazer recomendações para melhorias;

● Criar práticas de contratação e treinamento para atrair candidatos qualificados.
Por fim, é importante lembrar que uma consultoria custa menos que um funcionário. Além disso, tem mais know-how, experiência e o compromisso da relação entre pessoas jurídicas para poder entregar o resultado.
Gostou dessas dicas? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de mais novidades para alavancar os seus negócios.

Eli Cintra

*Eli Cintra – Consultor em Marketing, Gestão em Vendas e Treinador. Consultor Senior e fundador da JUMP – Business School, atuou por 15 anos como executivo prestador de serviço do Grupo Telefônica Vivo, estuda e trabalha há mais de 30 anos com vendas Transacionais e Consultivas. Nessa jornada, construiu empresas, montou e treinou equipes de vendas e executivos dos mais diversos segmentos. É Bacharel em Administração de Empresas, possui duas pós graduações pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, em “Gestão Empresarial” e “Marketing com Ênfase em Vendas”, Trainer certificado pela Success Resource, Practitioner em PNL e Coaching, ambos certificados pelo Instituto Comprática e autor do Livro “Vender é Bom #VamoProXoque”.

Carvalho Assessoria de Imprensa mailto:rodrigo@carvalhoassessoria.com

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