Lockdown de 17 dias, mais testagem nos comércios e indústrias de Itaberá (SP) resultou em hospital vazio; motoboys e frentistas vacinados

Itaberá tem uma população de 17.480 habitantes e o lockdown terminou ontem, domingo (13). E para comprovar o resultado preliminar, em live às 20h, o prefeito Alex Lacerda e a Secretaria de Saúde Marina Moreira, apresentaram os números preocupante do antes da restrição máxima e o depois, incluindo a exibição do Hospital São José da cidade, com setores de Covid, que antes viviam lotados, agora vazios.

Com a interrupção da cadeia de contágio, a administração municipal conseguiu diminuiu a taxa de transmissão em Itaberá, que antes do Lockdown estava entres as mais elevadas da região.

Para essa realização, a Prefeitura buscou parceria com a iniciativa privada (empresas indústria e comércio) e durante o lockdown desenvolveu uma minuciosa busca ativa por infectados assintomáticos.

TESTAGEM – Conforme o prefeito Alex disse na live, no total, desde o início da pandemia foram realizados 7.122 testes, sendo 4.122 pela administração municipal e 3.000 pelas empresas, pessoas da indústria e comércio local. O resultado dessa testagem foi de 2.153 positivos. Destes, 62 óbitos, 06 em enfermaria, 03 UTI, 114 em isolamento domiciliar, 1.962 curados, e 1.962 descartados, conforme último boletim, domingo (13)

As empresas adquiriram os testes e a Secretaria da saúde disponibilizou as equipes para testarem os funcionários nas sedes das empresas.

Os casos positivos foram imediatamente encaminhados para exames de Raio X e Laboratorial, para a avaliação das condições do pulmão e detecção de possíveis infeções.
Os resultados do fechamento, só poderão ser concluídos nos próximos dias, considerando o ciclo quinzenal da doença, mas os primeiros resultados já foram notáveis no Hospital Municipal, onde houve grande queda de internações.

MOTOBOYS E FRENTISTAS – Como parte dessas ações, depois de comunicação prévia para cadastro, no dia 10/06 a Secretaria de Saúde realizou a vacinação Covid-19 dos motoboys e frentistas, que cobriu aproximadamente 61 profissionais dessas categorias.

Notícias relacionadas