Luiza Bairros fala no Bom Dia Ministro desta quinta-feira, 9

Luiza BairrosO Bom Dia Ministro desta quinta-feira (09) entrevista a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Bairros. No programa, a ministra falará sobre protocolo de intenções, assinado com a Petrobras, para a implantação de estratégias que objetivam fortalecer iniciativas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial, assim como a efetivação de ações afirmativas.

O documento foi firmado com a empresa na última terça-feira. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

Além disso, a ministra apresentará os reflexos do Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010) em ações do governo federal, entre elas a criação de programa específico para o enfrentamento ao racismo e a promoção de políticas públicas que visam ao cumprimento da lei.  A iniciativa é resultado da elaboração do Plano Plurianual (PPA 2012/2015), que ampliou esses compromissos na agenda governamental para os próximos quatro anos. O Estatuto também resultou na incorporação do tema em outros 25 programas de diferentes áreas de atuação do governo.

A importância destacada pelo PPA motivou a formação de um grupo de trabalho que apresentará, até o mês que vem, proposições de estratégias para a plena implementação do Estatuto. A lei institui o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), que funcionará como ferramenta de organização e articulação a fim de estabelecer políticas e serviços destinados à superação das desigualdades étnicas no Brasil.

Participam do programa, ao vivo, as rádios Tupi (Rio de Janeiro/RJ); Cultura FM (São Paulo/SP); Amazonas FM (Manaus/AM); Aparatos da Serra AM (Bom Jesus/RS); Tropical (Simão Dias/SE); CBN (Recife/PE); Iguaçu AM 830 (Curitiba/PR); Itatiaia (Juiz de Fora/MG); Pioneira AM (Teresina/PI); Nacional AM (Brasília/DF); 88 FM (Porto Seguro/BA); Arapuan FM (João Pessoa/PB); Boas Novas 1270 AM (Belém/PA); Comunitária Timon FM (Timon/MA); Dom Bosco FM (Fortaleza/CE).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no portal da Presidência da República: www.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no portal da Presidência da República. (Da Secretaria de Imprensa)

Notícias relacionadas