Maquinários do Patrulha Agrícola, conquistados para Itaporanga já estão na cidade

No último dia 21/06, a Sectraria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP realizou em Campinas-SP, a entrega de 15 kits do Patrulha Agrícola para 15 municípios do estado e um deles foi para Itaporanga. E, a bem da verdade, isso é resultante principalmente uma antiga reivindicação e luta, iniciada no governo Zé do Nute e realizada agora no governo “Cacheta” – do agropecuarista Zeca Baleia, que embora não seja e não tenha lado político – se relaciona bem com todos e sabe da importância de cada um na parceria para reivindicações junto ao governo – é um abnegado e persistente lutador na defesa da classe, em especial dos pequenos produtores rurais de Itaporanga e Barão de Antonina.

Na manhã de 27 de junho, o prefeito de Itaporanga Vilson Rodrigues “Cacheta”, juntamente com os vereadores Fábio Benini, Eliana Nogueira, João Melo, Carlos da Silva, Gerson Viana, Marcelo Camargo e João Piá, o agropecuarista Israel José Gonzaga “Zeca Baleia”, o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Kenji Narita, o secretário de Serviços Gerais José Viana, o secretário de Esporte e Lazer Thiago Macedo, o secretário de Turismo e Cultura Cassiano Godoi e funcionários municipais estiveram na frente do Paço Municipal para receber os maquinários agrícolas conquistados por meio do Programa Patrulha Agrícola, do governo do estado, com o apoio do deputado Arnaldo Jardim.

Itaporanga recebeu 1 Trator, 1 Calcareadeira, 1 Pulverizador e 1 Semeadeira que já estão à disposição dos pequenos agricultores na Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente. O governo estadual concedeu as máquinas novas com contra partida da prefeitura municipal de 25% do valor, mais os custos com o transporte. Os equipamentos do Patrulha Agrícola têm por finalidade atender às necessidades dos pequenos agricultores locais por meio de solicitação de serviços junto a Secretaria.

“Este é um momento muito importante para Itaporanga, pois há muitos anos não conseguíamos maquinários para a agricultura. Esta é uma conquista de todos os pequenos agricultores que passam dificuldades em se manter devido ao pouco incentivo do governo. A partir de agora, com esse trator e implementos adquiridos, as famílias que sobrevivem do trabalho rural terão mais suporte, com máquinas novas próprias para preparar o solo para o plantio”, comenta o prefeito Cacheta.

Na cerimônia de recebimento dos maquinários discursaram o prefeito Cacheta, o vice-prefeito Douglas Benini e o secretário Kenji, todos falaram da importância da conquista ao pequeno agricultor e se comprometeram a continuar lutando por mais incentivos como este. Na ocasião, o senhor “Zeca Baleia”, um dos idealizadores desta conquista, também aproveitou para agradecer a todos os envolvidos: “Eu queria agradecer, em nome de todos os pequenos agricultores de nossa cidade, ao prefeito Cacheta pelo primeiro contato com o deputado Arnaldo Jardim, no encontro sobre Certificação de Produtos Orgânicos, em Sorocaba, e ao vereador Trajano pelo segundo contato, em Avaré, no evento sobre Cooperativas, no qual pude conversar com o deputado. Quero agradecer também ao atual Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Francisco Jardim, e ao Diretor Regional do CATI de Avaré, Eliseu Aires de Melo. Enfim, gostaria de agradecer a todos os envolvidos que apoiaram meu pedido de mais equipamentos para os 923 pequenos proprietários rurais que necessitam de incentivos: ao Prefeito Cacheta, ao vice-prefeito Douglas Benini, a todos os vereadores da Câmara Municipal de Itaporanga, ao Secretário Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente Kenji Narita, ao ex-prefeito Zé do Nute, ao Davi Tadeu Rodrigues e ao ex-prefeito de Barão de Antonina Chico Neres.

Para que o agricultor tenha acesso ao programa Patrulha Agrícola, basta comparecer à Secretaria de Agropecuária do município, fazer a requisição e efetuar o pagamento de uma taxa (cobrada por hora/máquina), e ele receberá em suas terras o equipamento, com operador próprio da prefeitura, para realizar o serviço. Mais informações na Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, pelo telefone: (15) 3565-1057. ( Com a Comunicação/ Prefeitura de Itaporanga)

 

Notícias relacionadas