Medicina/Unesp alerta a comunidade sobre câncer de pulmão

No dia 24 de junho, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), promoverá a palestra “Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer do Pulmão”, que levará à toda comunidade informações sobre conceitos, características e tratamento do câncer de pulmão, considerado o tumor mais letal existente. O evento será às 15 horas no Anfiteatro do Departamento de Patologia, no campus de Rubião Júnior. Organizado e ministrado por alunos do quinto ano de Medicina da FMB, o evento consistirá em série de palestras seguidas por esclarecimento de dúvidas dos presentes. A intenção é a abordagem da atual realidade do câncer de pulmão, que anualmente vitima mais de 1,2 milhão de pessoas em todo o mundo.

Estimativas apontam que a doença tem aumento de 2% em sua incidência todos os anos. A mortalidade do tumor é elevada e atinge em sua grande parte fumantes (90% dos casos), sendo que 20% dos tabagistas desenvolvem esse tipo de câncer. Pesquisas apontam crescimento na prevalência da doença em mulheres.  

Os sintomas característicos desse tipo de câncer são: falta de ar, tosse com sangue, tosse crônica, perda de peso, falta de apetite, fadiga, queda de cabelos (cabeça e partes pubianas), tonalidade da pele se torna amarela, entre outros. Em alguns desses casos, é recomendado o exame médico para constatação da doença.

Segundo Aline Maia, organizadora do evento, a comunidade, mesmo ciente dos malefícios do tabagismo à saúde, ainda carece de informações detalhadas sobre o impacto do câncer de pulmão à comunidade. “O intuito é alertar a população sobre os malefícios que o tabaco e outros fatores podem ter como provocadores desse tipo de câncer”, ressalta.(Da Assessoria de Comunicação e Imprensa do HC/FMB Unesp}

Notícias relacionadas