Medula óssea: Campanha do Cadú superou expectativas

Uma equipe do Hemonúcleo Regional de Jaú, do Hospital Amaral Carvalho, que é referência nacional em tratamento de câncer esteve hoje das 16h às 22h no Centro de Saúde “Dr. Nelson Lamos Oliveira” de Itaporanga para a coleta de amostra de sangue para futura doação de medula óssea ao garotinho itaporanguense Carlos Eduardo Apolinário, de 3 anos e 6 meses, que sofre de Leucemia Linfática Aguda, reincidiva. Seus pais e demais familiares não foram compatíveis para a doação. Cerca de 1.500 voluntários compareceram para ceder amostra de sangue, superando as expectativas do próprio pessoal do hemonúcleo, que não conhecia Itaporanga. Ficaram perplexos com a resposta da população à campanha.

Faltando poucos minutos para as 22h e ainda com muita gente na fila, a coordenação determinou a suspensão de entrega de senhas, por ter atingido os 1.200 kits de coleta trazidos para essa campanha.

A promoção dessa coleta de amostra de sangue (5 ml) de cada pessoa foi decorrente de uma parceria da AMAI – Associação Mão Amiga de Itaporanga, que ajuda os portadores de câncer com a Secretaria Municipal de Saúde. Faixas foram colocadas nas ruas, cartazes foram afixados em estabelecimentos e em veículos de transporte coletivo do município, bem como foram confeccionadas camisetas estampadas com uma foto do Cadú.  

O Hemonúcleo de Jaú, da Fundação Amaral Carvalho é fruto de uma cooperação com o Hemocentro e com a Faculdade de Medicina/Unesp de Botucatu. Ele proporciona a base para o desenvolvimento e procedimentos de maior complexidade na região, como o transplante de medula óssea.

De acordo com Márcia Gurgel, voluntária da AMAI, por ter esgotado a quantidade de kits trazida para a coleta, a coordenação do hemonúcleo vai estudar se volta a Itaporanga para fazer mais coleta ou se organiza uma forma dos que ficaram de fora irem até Jaú para essa finalidade.

Normalmente a chance de encontrar um doador compatível de medula óssea é 1 para 100.000. No entanto, mesmo que nenhum desses 1.200 voluntários seja compatível para Cadú, poderão ser para outras crianças e adultos que necessitam de doação de medula.

Mais  Cadú precisa de transplante de medula óssea: você pode ajudar

 

Notícias relacionadas