Meio Ambiente: Itaí monitora seu aterro sanitário

Técnicos da Algon coletando amostra d´aguaA Prefeitura Municipal de Itaí, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente está realizando o monitoramento ambiental no Aterro Sanitário, com a finalidade de realizar pesquisa de resíduos físicos, químicos e biológicos. Essa pesquisa, que está sendo realizada por uma empresa de geologia ambiental, é feita através da coleta da água em poços que

alcançam o lençol subterrâneo, esses poços estão localizados em locais próximos ao aterro sanitário.
 
O monitoramento ambiental consiste na coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo das variáveis ambientais, com a finalidade de identificar e avaliar as condições dos recursos naturais em um determinado momento, assim como as tendências ao longo do tempo. As variáveis sociais, econômicas e institucionais também são incluídas neste tipo de estudo, já que exercem influências sobre o meio ambiente.

Com base nesses levantamentos, o monitoramento ambiental fornece informações sobre os fatores que influenciam o estado de conservação, preservação, degradação e recuperação ambiental da região estudada. Também subsidia medidas de planejamento, controle, recuperação, preservação e conservação do ambiente em estudo, além de auxiliar na definição de políticas ambientais.

O monitoramento ambiental permite, ainda, compreender melhor a relação das ações do homem com o meio ambiente, e o resultado da atuação das instituições por meio de planos, programas, projetos, instrumentos legais e financeiros, capazes de manter as condições ideais dos recursos naturais (equilíbrio ecológico) ou recuperar áreas e sistemas específicos.

Notícias relacionadas