Meio Ambiente: Taquarituba destina 27 mil pneus para reciclagem

As coordenadorias municipais da Agricultura e Meio Ambiente e Conservação e Limpeza pública, destinaram de 2009 a 2010 aproximadamente 27 mil pneus inservíveis para a Associação Reciclanip, que os transforma em componentes para industrias de cimento, combustíveis de caldeiras, asfalto ecológico, quadras poliesportivas, pisos industriais, solados de sapatos, dutos pluviais e outros.

A Reciclanip foi formada pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli que tem como parceira desde 2009 a Prefeitura Municipal de Taquarituba.

O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagens desenvolvidas no País, em especial o de lata de alumínio, garrafas PET e embalagens de defensivos agrícolas, diferenciando-se apenas por ser uma entidade sem fins lucrativos, ou seja, não compra e não vende pneus.

Por conta desta parceria a Prefeitura de Taquarituba locou na cidade, um barracão para a criação do Ponto de Coleta para armazenagens de pneus vindos das borracharias, revendedoras como também dos próprios cidadãos Taquaritubenses.

Após atingir seu desgaste completo, um pneu se torna inservível. Como é material de longo processo de decomposição, ele não deve ser descartado no meio ambiente. Tem de ser recolhido e processado de forma adequada para que não provoque danos ambientais.

As destinações realizadas pela Reciclanip sofrem um processo de trituração e reaproveitamento  de diversas maneiras, como por exemplo, para as industrias de cimentos, combustíveis de caldeiras, fabricação de asfalto borracha ou ecológico, quadras poliesportivas, pisos industrias, solados de sapatos,dutos pluviais e tantos outros reaproveitamentos.

Como cidadão e consumidor, você também faz parte deste projeto e do sucesso dele. A natureza é seu "habitat" e será de seus descendentes. A sua consciência é simples: deixe os pneus velhos nas borracharias e revendas de pneus que a Prefeitura coletará nestes locais para posteriormente armazenar no Ponto de Coleta. (Orlando Chamorro, Assessor de imprensa da Prefeitura de Taquarituba)

Notícias relacionadas