Memória: 54o. BPMI inaugura “Núcleo Sudoeste Paulista”

De acordo com nota oficial da Polícia Militar "Na tarde de 27 de maio de 2009, no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva, estiveram presentes diversas autoridades, civis e militares, além de estudantes e demais convidados para a solenidade de inauguração do “Núcleo Sudoeste Paulista” da Sociedade MMDC – Revolução de 32.


Tal evento teve como objetivo a concretização de uma antiga aspiração do povo de nossa região, levada à frente pelos policiais do 54º Batalhão de Polícia Militar do Interior, que era o surgimento de um núcleo que cultuasse e difundisse a memória da Revolução Constitucionalista de 1932, promovendo o sentimento de civismo e patriotismo entre as pessoas, fazendo com que sejam multiplicados os exemplos daqueles que tombaram em busca da democracia.
Visando a reunião e preservação dos materiais relacionados à epopéia paulista de 32, o núcleo está disponível para o recebimento de tais relíquias, que não devem ser esquecidas em porões ou prateleiras antigas, pois nossa mocidade tem o direito de conhecer melhor a nossa história, visto que Itapeva, Itararé, Buri, foram palcos de combates e tais passagens devem fazer parte da memória do povo.
Para abrilhantar o evento, contamos com uma exposição de fotos da época, fornecidas pelo Sr. Rui Furlani de Itararé e de uma encenação realizada pelo 1º Tenente PM Wagner Oliveira, que se caracterizou com fardas e armamentos de 1932, relatando momentos vividos pelo saudoso Capitão do Exército Constitucionalista Joaquim Alves Bastos, Chefe do Estado Maior do Setor Sul, comandante de tropas que serviram em nossa região, causando grande surpresa e contentamento aos espectadores.
Compareceram ao evento os Coronéis Reserva PM Antonio Carlos Mendes e Mario Fonseca Venturas, ambos membros da “Sociedade Veteranos de 32 – M.M.D.C.” de São Paulo, que outorgaram a medalha MMDC às seguintes autoridades:
Sr. Luiz Antonio Hussne Cavani, representado pelo Sr. Luciano Oller de Oliveira;Sr. Paulo De La Rua Tarancón;Sr. Davidson Panis Kaseker; Sr. Orlando Antunes;Sr. José Marques de Souza Aranha;Tenente Coronel PM Roberto Fernandes Nogueira de Araujo; Major PM Marco Antonio Ramos de Almeida; Capitão PM Fernando Marcos Pedroso de Carvalho;Capitão PM Ivair Leonardo Patriarca; Capitão Feminino PM Adriana Duch Machado;1º Tenente PM Sidney Roberto Vieira Gomes;1º Tenente PM Paulo José Cavani Jonson;1º Tenente PM Wagner Luciano Oliveira;1º Tenente PM Vilmar Duarte Maciel e
Soldado PM Rodnei de Souza Pagani".
SEÇÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DO 54º BPM/I
Rua Coronel Crescêncio Nº 592 – Centro – Itapeva – SP
Fone: (15) 3521-3003 * 3521-3004
e-mail: [email protected]

 




 

Notícias relacionadas