Menos o de Itaporanga: Empresário do comércio ficou mais confiante em dezembro

divulgação_apasDe acordo com a Associação Paulista de Supermercados, o empresário do comércio ficou ligeiramente mais confiante na passagem de novembro para dezembro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) atingiu 130,6 pontos em dezembro, 0,1 ponto porcentual acima do índice de novembro (130,5 pontos).

O resultado levou o indicador ao nível mais alto desde março de 2011, início da série histórica.

As vendas de Natal, responsáveis por cerca de 40% do movimento anual do comércio, alavancaram o otimismo dos empresários do setor, de acordo com a CNC. A avaliação sobre as condições atuais do empresário do comércio – que engloba a visão atual sobre a economia, o setor de varejo e a empresa – registrou alta de 2,2%, passando de 113,3 pontos em novembro para 115,8 pontos em dezembro.

Já as expectativas dos comerciantes sobre a economia, o setor de varejo e suas empresas registraram queda de 1,5%, mas ainda fecharam 2011 em patamar bastante elevado, em 159,2 pontos. Quanto à intenção de investimentos do empresário do comércio, houve ligeiro aumento de 0,1%, para 16,7 pontos. O Nordeste foi a região em que os empresários se mostraram mais confiantes (137,4 pontos). A região Norte figurou em segundo lugar (135,8 pontos), seguida pelo Sul (130,5 pontos), Sudeste (127,3 pontos) e Centro-Oeste (127,2 pontos).

Ainda segundo o IEC, o nível de confiança nas empresas de maior porte, com mais de 50 funcionários, teve alta de 4,7%, encerrando dezembro aos 145 pontos. Nas empresas menores, o indicador ficou estável no mês (-0,1%), em 130,3 pontos.

Já os comerciantes de Itaporanga-SP (localizada na região mais pobre do Estado) por conta de uma ação inconsequente do Sindicomerciários de Itapeva não teve a oportunidade de se beneficiar disso. É que por falta de uma comunicação e um entendimento prévio eficiente por parte do sindicato, seguiram a péssima determinação do sindicato de baixar as portar às 17h30 do sábado, véspera do Natal. Ver reportagem sobre isso   (Com o site da APAS) 

Notícias relacionadas