Ministro da Educação fala nesta sexta-feira sobre o Enem 2010

O Bom Dia Ministro desta sexta-feira (16/9) entrevista o ministro da Educação, Fernando Haddad. No programa, o Ministro falará sobre o desempenho de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

Mais de 3,2 milhões de estudantes em todo o país participaram das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Entre eles, um milhão de concluintes do ensino médio regular. Desde a última segunda-feira (12/9), diretores de escolas, professores, estudantes, pais e pesquisadores podem consultar as médias obtidas nas provas, por estabelecimento de ensino. Os resultados são calculados a partir do desempenho dos alunos concluintes.

A divulgação das médias do Enem por escola é um elemento de mobilização pela melhoria da qualidade do ensino, por auxiliar professores, diretores e demais dirigentes educacionais na reflexão crítica sobre o processo educacional da escola, além de subsidiar políticas educacionais.

No uso dos resultados, deve se observar que, para algumas escolas, o número de participantes foi pequeno — uma reduzida taxa de participação torna a nota média pouco representativa do conjunto de estudantes da escola. Note-se também que mesmo para as escolas com alta taxa de participação, pode não estar representado o desempenho médio que a instituição de ensino obteria caso todos os estudantes tivessem feito as provas, considerado o caráter voluntário do exame.

Grupos — Uma novidade na divulgação deste ano é a divisão das unidades de ensino em quatro grupos. As do grupo um, com notas médias dos alunos concluintes do ensino médio regular por escola com mais de 75% de taxa de participação; grupo dois, com notas médias por escola com mais de 50% até 75% de taxa de participação; grupo três, com participação de 25% até 50% de estudantes; grupo quatro, com menos de 25% de taxa de participação.

No Portal do Inep é possível verificar ainda as médias de todas as escolas do Brasil, por modalidade de ensino, com resultados apresentados para o ensino médio regular, educação de jovens e adultos e as duas etapas em conjunto. Também estão disponíveis as médias separadas das quatro áreas objetivas avaliadas no exame, a da redação e a geral — prova objetiva mais redação.

Aumento na média geral – O resultado do Enem 2010 revela aumento de 10 pontos na média geral. De acordo com o Ministério da Educação, esse dado é um indicativo de melhora. O governo aumentou os investimentos por estudante na rede pública do ensino médio, que passou de R$ 770 ao ano, em 2000, para R$ 2.373 ao ano, em 2009. Os investimentos passam pela a inclusão dos programas de alimentação escolar, transporte e livros didáticos.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: Tupi (Rio de Janeiro/RJ); CBN (Manaus/AM); Cultura FM (São Paulo/SP); 98 FM (João Pessoa/PB); Cultura 1110 AM (Florianópolis/SC); FM Dom Bosco (Fortaleza/CE); Educadora 107,5 FM (Salvador/BA); Capital FM (Campo Grande/MS); Caicó AM (Caicó/RN); Boas Novas 580 AM (Recife/PE); Tribuna 590 AM (Vitória/ES); UFMG Educativa 104,5 FM (Belo Horizonte/MG); Rural de Santarém AM (Santarém/PA); Pioneira (Teresina/PI); Universidade AM (Porto Alegre/RS).

O Programa Bom Dia Ministro é transmitido ao vivo pela NBr TV e pode ser acompanhado por meio do link no portal da Presidência da República www.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no portal da Presidência da República. Da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Notícias relacionadas