Missa de Santo Ivo, padroeiro dos advogados, será transmitida on-line em 19 de maio

Celebrada pelo padre Jonatas Diniz, a missa ocorrerá na Paróquia de Santo Ivo, em São Paulo, com transmissão pelo YouTube da OAB SP e da AASP.

Pelo segundo ano consecutivo, em razão do ainda necessário isolamento social gerado pela Covid-19, a missa em homenagem ao padroeiro da advocacia será celebrada no formato virtual diretamente da Paróquia de Santo Ivo, em São Paulo, com transmissão pelo YouTube da OAB SP e da AASP. A organização do evento reuniu, também, a CAASP, IASP e UJUCASP.

A missa, celebrada pelo padre Jonatas Pereira Diniz, seguirá todas as recomendações médico-sanitárias, de maneira que seja resguardada a distância entre o sacerdote, os músicos e toda a equipe que auxilia na celebração, assegurando, ainda, que nenhum dos presentes faça parte do grupo de risco.

“Por mais um ano, infelizmente, celebraremos o dia do padroeiro da advocacia de maneira on-line, distantes uns dos outros, mas unidos pela fé. Rogo que possamos, em breve, estarmos reunidos presencialmente em torno de celebrações à vida, como essa em torno de Santo Ivo, intercessor para os católicos, mas exemplo de caridade, independentemente da fé professada, que atuou no propósito da solidariedade durante toda a sua vida”, comenta Caio Augusto Silva dos Santos, presidente da OAB SP.

Para a AASP, esse é um momento de união e fraternidade. “Poder reverberar a mensagem do padroeiro da advocacia, chegando à casa das pessoas, torna-se mais importante, ainda, nesse momento de incertezas. A pandemia pode ter nos privado do contato, mas não da alegria do convívio, e é isso que queremos oportunizar com a transmissão ao vivo: uma mensagem de paz, fé e esperança em dias melhores”, ressalta Viviane Girardi, presidente da Associação, que promove o evento conjuntamente.

“Neste momento tão conturbado e de dor, em uma quadra de reflexão e de necessária esperança, mostra-se louvável a união das entidades da advocacia, da OAB SP, da AASP, da CAASP, da UJUCASP e do IASP, em particular, em torno do louvor a Santo Ivo. Padroeiro dos advogados, sábio, conciliador e imparcial, é ele a figura ideal a nos conduzir neste período tão difícil”, enfatiza Renato Silveira, presidente do IASP.

Santo Ivo

Yves Helori de Kermartin, Yves em francês, em português Ivo, que posteriormente ficaria conhecido como Santo Ivo, nasceu na França em 17 de outubro de 1253 e morreu no dia 19 de maio de 1303. Aos 14 anos, foi para Paris e Orleans, onde dedicou-se aos estudos de Teologia e Direito Canônico, tendo sido aluno de Santo Tomás de Aquino e São Boaventura.

Aluno extraordinário, forma-se e logo passa a atuar como advogado. Cada defesa sua era um marco luminoso. Ficou conhecido pela defesa de pessoas sem recursos e, muitas vezes, atuava gratuitamente. Veio também a ser nomeado juiz.

É de Santo Ivo o primeiro Decálogo do Advogado, considerado como um sintético tratado de Deontologia da profissão.

Santo Ivo foi o primeiro a criar uma república de estudantes, protegendo-os, acolhendo-os; inicialmente compartilhando seus aposentos com compatriotas e depois com colegas de turma, para que estudassem, descansassem e se abrigassem do rigoroso inverno. Foi ele quem, sem ferir ou magoar, adotou os ideais de São Francisco de Assis no meio universitário pobre, abrigando-os, apoiando-os e auxiliando-os.

Santo Ivo instituiu a primeira assistência judiciária gratuita de todo o mundo. Foi o responsável pela criação da conciliação como método de solução de conflitos e formou a primeira Ordem de Advogados.

De família nobre, abandonou toda a sua riqueza em prol dos pobres, dos órfãos, dos menores desvalidos, das viúvas, dos estudantes, a quem protegia e ajudava de todas as maneiras.

Faleceu aos 50 anos, de causas naturais, e foi sepultado na Catedral de Tréguier, onde até hoje é objeto de devoção dos fiéis. Em 1347, foi canonizado pelo papa Clemente VI, a pedido de bispos e autoridades civis.

Serviço – Missa de Santo Ivo
Data: 19/05/2021
Horário: 19 horas
Acompanhe on-line em:

YouTube OAB SP – https://www.youtube.com/channel/UCkVA1ZPx0rcGge3Fp6CIGSQ
YouTube AASP – https://www.youtube.com/user/aasponline

Notícias relacionadas