Mudanças no trânsito têm resultados positivos em Itapeva

Nova lei da zona azul completa um mês trazendo mais vagas de estacionamento e emprego para jovens aprendizes – É positiva a avaliação feita pela Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), sobre o primeiro mês da lei municipal que regulamentou o estacionamento rotativo na área central de Itapeva. A oferta de mais vagas está entre as principais vantagens do projeto de organização do trânsito elaborado pela Prefeitura Municipal de Itapeva e que também conta com ações como instalação de radares, sinalização e a intensificação da fiscalização.

Segundo o diretor do Demutran, Luciano Barbarotti, a falta de vagas na chamada zona azul era uma reclamação constante de comerciantes e consumidores. Com a nova lei, que permite a permanência de até duas horas de estacionamento em determinada vaga, houve uma democratização das vagas.

A nova lei também trouxe um benefício social para o município. Com a maior procura pelo cartão da zona azul, a Associacão para o Desenvolvimento Educacional e Social do Adolescente de Itapeva (Adesai) pode gerar novos empregos aos jovens. De acordo com Genivaldo Tezoto, presidente da entidade, nesse período houve um aumento de 40% no número de cartões vendidos e com isso, foram contratados cinco novos jovens aprendizes. Hoje são 35 jovens. “Só este ganho já justifica o sucesso da lei e o êxito da maior fiscalização”, diz Tezoto.

Além de garantir seu primeiro emprego com todas as prerrogativas das leis trabalhistas vigentes, os jovens aprendizes recebem treinamento profissional, fazem cursos e se preparam para a carreira. “Esse é o trabalho da Prefeitura. Promover parcerias com entidades que atuam pelo bem da nossa cidade. Estamos felizes com o resultado e vamos continuar trabalhando com projetos que contribua com o desenvolvimento de Itapeva”, diz o secretário municipal de Defesa Social, Ivair Leonardo Patriarca.

Nova lei. A Lei Municipal nº 3665/14 determina a ampliação da área de abrangência da zona azul e torna obrigatória a permanência do bilhete no interior do veículo. Também altera o horário de funcionamento, que agora passa a ser de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h. De acordo com a nova Lei, não há mais a tolerância do tempo de dez minutos.

Radar. O equipamento de fiscalização eletrônica instalado na Rua Ricardo Watherly em maio deste ano também já trouxe resultados positivos para a comunidade. Segundo informou o Demutran, entre os meses de janeiro e maio deste ano foram contabilizados nove acidentes na rua, inclusive um acidente fatal. Depois da instalação do equipamento, nenhum acidente de trânsito foi registrado.

A velocidade máxima permitida na Rua Ricardo Watherly é de 40 km/h. O local está devidamente sinalizado e com placa indicando a velocidade regulamentada.

A Prefeitura estuda agora a implantação de equipamento de fiscalização na Rua José Ermírio de Moraes. “É mais um pedido da população e estamos trabalhando para viabilizar o projeto”, diz Luciano Barbarotti. (Da assessoria de imprensa da Prefeitura de Itapeva)

Notícias relacionadas