Na Agrishow 2009, Serra destacou os programas de incentivo ao setor

Governador José SerraO governador José Serra participou, nesta segunda-feira, 27, da abertura da Agrishow, Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que acontece até 3 de maio, em Ribeirão Preto. A feira, cujo foco é fomentar negócios entre agricultores e empresas dos mais diversos setores deve movimentar mais de R$ 700 milhões e receber mais de 130 mil visitantes.

 

No evento, Serra destacou alguns dos programas do governo do Estado de São Paulo para o fomento e desenvolvimento da agricultura. “Nós temos financiado tratores para o pequeno e médio produtor com renda de até 450 mil reais por ano. Nós temos o Fundo de Expansão da Agriculta Paulista, que financia a compra de sementes a juros de 3% ao ano e temos o programa de seguro”, disse.

O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), possui linhas de financiamento com juros de 3% ao ano e prazos de pagamento de até cinco anos aos produtores rurais paulistas. Já o Pró-Trator oferece crédito a juro zero para a compra de tratores novos. O Seguro Rural permite ao produtor proteger-se contra perdas decorrentes principalmente de fenômenos climáticos adversos.

A Secretaria de Agricultura terá várias ações durante o evento: assina com a Associação Nacional de Defesa Vegetal um protocolo de intenções com o objetivo de capacitar técnicos da pasta para atuarem como multiplicadores sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos e apresenta tecnologias, programas e ações desenvolvidas pelos seus institutos de pesquisa, órgãos de assistência técnica e defesa agropecuária.

No estande da Pasta, o visitante poderá ver as mais recentes variedades de grãos, cana e fibras feitas pelas áreas de pesquisa. Haverá, ainda, exposição de ações na área de sustentabilidade ambiental e o lançamento de um laboratório de análises de alimentos para suporte tecnológico a micro e pequenas empresas, montado dentro de um caminhão, fruto de uma parceria que conta com o Instituto de Tecnologia de Alimentos da Secretaria e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

 

Notícias relacionadas