Na Fafit, Semana de Letras destaca o Estudo de Línguas

<KENOX S860  / Samsung S860>Aconteceu, de 12 a 16 de setembro, no auditório das Faculdades Integradas de Itararé, “Newton Marques”, a Semana de Letras 2011. Diversos assuntos foram abordados dentro do tema “Reolhares Literários”, sendo na segunda noite realizada a palestra “CEL – Protagonismo juvenil na aprendizagem de espanhol”, ministrada pela professora Patrícia Pedroso Ribas de Souza.

Na ocasião, Patrícia mostrou aos acadêmicos o que eles aprendem na teoria. “Apresentei a prática de ensinar o espanhol usando aulas lúdicas, sem fugir da gramática e dos livros. Mostrei vários exemplos de trabalhos feitos pelos alunos em Power Point e também o Blog que criamos (CelItararé). São exemplos que os futuros professores poderão utilizar em suas aulas de estágios”, explica a professora.

Compondo a palestra, alunos da Escola Epaminondas Ferreira Lobo apresentaram canções com o Coral da escola, leram poesias em espanhol e ainda cantaram “Duerme Negrito, Cielito Lindo e Cachito”.

Para a professora Patrícia, a Semana de Letras foi enriquecedora para a vida acadêmica dos discentes e dos alunos do CEL. “O evento é essencial e vale a pena assistir, não só os acadêmicos como também os docentes em geral, para reciclar, renovar e criar novas práticas para tornar suas aulas cada vez melhores”, comenta.

Também presente na palestra estava Cláudio Assis, diretor da Escola Epaminondas Ferreira Lobo e Rosa Maria de Lima Medaglia, supervisora de ensino, que abordou a importância da parceria na formação dos alunos da rede pública estadual e a luta pela melhoria do ensino da região com a busca pela oferta de outras línguas, bem como do inglês para o Ensino Médio já em 2012.

Desta forma, Rosa Maria explica que o Centro de Estudos de Línguas – CEL Dr. Epaminondas Ferreira Lobo, tem a finalidade de ofertar cursos de línguas a alunos de todas as escolas da rede pública estadual, enriquecendo o currículo oficial e profissional. “Há um número de vagas oferecidas semestralmente por escola, onde os gestores das escolas estaduais são responsáveis em selecionar e encaminhar alunos e seus responsáveis ao CEL para efetuar sua matrícula”, explica.

A supervisora de ensino ressalta ainda, que o processo de implementação do CEL – Dr. Epaminondas Ferreira Lobo teve início com a língua espanhola e hoje colhe seus primeiros frutos com a ajuda da professora Patrícia Pedroso, que para Rosa, faz um excelente trabalho.

Sobre a Semana de Letras da FAFIT, a supervisora de ensino disse que o evento fortalece a crença de que a contribuição na educação é somar. “Nesse contexto procuramos desenvolver uma cultura que incentive a busca pelo aprimoramento através do estudo”, conclui Rosa. (Vanessa P. Souza Ferraz, Assessoria de Imprensa – FAFIT)

Notícias relacionadas