Na reunião da AMVAPA, entre outros, a falta de médicos no SAMU foi destaque

Reuniao AMVAPA - PrefeitosO município de Avaré sediou na última quinta-feira, dia 27/06, a Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (AMVAPA). Realizada no Espaço Europa, a reunião contou com a participação de representantes de 13 dos 18 municípios que fazem parte do Consórcio. 

   
O Prefeito de Avaré, Poio Novaes, deu boas-vindas aos visitantes e  passou a palavra para o presidente da AMVAPA, Miderson Zanello Milléo, que realizou a abertura do evento.  O encontro também contou com a participação da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Avaré, Maísa Grassi Novaes, e de vários secretários municipais.
   
O primeiro assunto da pauta foi a apresentação de Genésio Betiol Júnior, representante da Secretaria de Energia do Governo do Estado de São Paulo, sobre “O Desafio da Gestão da Iluminação Pública”. Genésio explicou detalhes sobre a transferência dos ativos de iluminação pública, serviço que hoje é prestado por concessionárias distribuidoras de energia elétrica, para os municípios.
   
A partir de janeiro de 2014, caberá aos municípios a competência pela prestação de serviços de iluminação pública. Isso quer dizer que os municípios terão a responsabilidade de fazer a gestão da operação, manutenção, expansão e inovação do sistema de iluminação pública, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão. A mudança foi determinada por resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 2010.
 

Falta de médicos no SAMU

   
Os participantes da reunião falaram também sobre as dificuldades enfrentadas pelo SAMU de Avaré, que atende ao todo 15 municípios. O prefeito de Avaré lembrou que, na reunião anterior da AMVAPA, esse assunto fez parte da pauta, principalmente em função da falta de médicos nos plantões. O médico coordenador do SAMU ressaltou que esse problema está ocorrendo porque alguns municípios não estão disponibilizaram médicos, conforme prevê o acordo.
   
Prefeito de Taquarituba Miderson Milleo presidente da AMVAPAO presidente da AMVAPA ressaltou a importância dos municípios se unirem para resolver o problema do SAMU. “Não basta apenas abrir processo seletivo ou concurso para contratar os médicos. É preciso pedir que esses profissionais participem”, afirmou. (Da Secretaria de Comunicação de Avaré)

Notícias relacionadas